Cascais inaugura espaço para jovens empreendedores na Torre

O Bairro da Torre em Cascais inaugurou no dia 2 de março, na Rua Estrela do Mar, o novo espaço “Take.it” para ajudar os jovens da localidade a desenvolverem e transformarem os seus talentos em projetos de vida empreendedores. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

O objetivo deste projeto é diminuir o impacto da desocupação e do desemprego juvenil no território e nas famílias com jovens dos 12 aos 24 anos, criando vias alternativas para a sua autonomia e realização pessoal.

150 jovens do bairro irão beneficiar deste espaço polivalente, com condições para se reunirem e organizarem iniciativas, de várias áreas, como ateliês de serigrafia, oficinas de teatro, partilha de projetos, convívio e animação. O espaço está  também equipado com um estúdio de som.

A Câmara Municipal de Cascais investiu 50 mil euros na reabilitação do novo “Take.it”. O terreno onde se localiza” é propriedade da autarquia. A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação O Século; Agrupamento de Escolas da Cidadela; Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril; DNA Cascais; Cascais Envolvente; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Cascais; TESE; Associação Torre 404.

Sobre o projeto “Take.it “ - Talentos e Artes com Kriatividade e Empreendedorismo – E5G” é uma resposta social inovadora à problemática da desocupação e desemprego de jovens residentes nos territórios da Torre e da Galiza, no concelho de Cascais. É promovido pela Câmara Municipal de Cascais, gerido pela Fundação "O Século" e financiado no âmbito do Programa Escolhas. A intervenção assenta na premissa que todos temos um talento, uma vocação e apenas precisamos de uma oportunidade e contexto para identificá-la e potenciá-la. O grupo de trabalho da autarquia que integra o projeto não tem dúvidaAcreditamos que um olhar positivo e confiante na relação com estes jovens, constitui um ambiente favorável à realização desta descoberta!”