Cascais inaugura Unidade de Ensino Estruturado para jovens do Ensino Secundário

Cascais conta a partir de ontem, 10 de novembro, com a primeira Unidade de Ensino Estruturado, para o Ensino Secundário no concelho. Instalada no Agrupamento de Escolas da Cidadela, a unidade é vocacionada para alunos com espectro de autismo e permitirá aos alunos a frequentar o 9ºano de escolaridade prosseguir estudos e concluir o ensino secundário.

Ainda que seja competência da Administração Central foi a autarquia a assegurar a concretização desta Unidade, com uma comparticipação financeira de cerca de 17.000€. “Não havendo resposta do Governo Central para o problema destes alunos, a Autarquia resolveu avançar com o financiamento”, referiu o proponente do projeto, Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “A impossibilidade de estes jovens prosseguirem os seus estudos provocava uma desigualdade de oportunidades extremamente injusta a quem já enfrenta tantas dificuldades na vida”.

A nova unidade é frequentada por quatro alunos com mais de 15 anos, mas vem servir o Agrupamento de Escolas da Cidadela ajudando a “descongestionar outras escolas do concelho, onde os alunos com estas características tinham que ficar retidos no 9º ano até aos 18 anos, impedindo a entrada de novos jovens no ensino básico”, salientou José João Gonçalves, diretor do Agrupamento.

No concelho de Cascais existem oito Unidades de Ensino Estruturado: três de 1º ciclo, quatro de 2º e 3º ciclos e, agora, uma do ensino secundário. Para além destas unidades, o concelho detém ainda uma rede de sete salas de apoio à multideficiência.

A criação destas Unidades de Ensino Estruturado é fundamental para garantir uma resposta educativa eficaz e universal para alunos com perturbações do espectro do autismo. Sendo a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, com a abertura da Unidade de ensino Estruturado de Ensino Secundário, torna-se possível a transversalidade desta resposta educativa, do pré-escolar ao secundário, em espaços adequados e promotores da igualdade de oportunidades.