Cascais investe mais de 8,5 milhões de euros em equipamentos sociais

O lançamento da primeira pedra do novo complexo social está marcada para a próxima sexta-feira, 16 de dezembro.

Entre residências para pessoas com deficiência, creches, centros de actividades ocupacionais ou centros de dia, a Câmara Municipal de Cascais vai investir perto de 8,5 milhões de euros na construção de vários equipamentos sociais. Um deles, o novo complexo do Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID), vê a sua primeira pedra ser lançada na sexta-feira, dia 16, às 10h00, Rua Furriel Vieira, Fontainhas, Cascais.

Só o CRID representa um investimento de 5 milhões de euros, totalmente suportados pela Câmara de Cascais. “A Câmara de Cascais tem um registo muito forte de implementação de políticas de inclusão. As políticas de inclusão são, aliás, a maior fatia do nosso investimento presente”, assinala Carlos Carreiras. O presidente da Câmara regista que “a luta de Cascais pela dignidade e pelos direitos de todos e cada um dos cidadãos é uma prioridade social e política. Não aceitamos que seja a lotaria social a determinar o lugar de um cidadão na sociedade.”

Com a conclusão da obra prevista para 2018, este complexo de apoio social será constituído por um lar-residência, um centro de atividades ocupacionais, uma creche, um centro de dia, um edifício destinado a serviços administrativos e um parque estacionamento coberto.

Para já arranca a primeira fase da obra do CRID, orçada em 1,6 milhões, que deverá ficar concluída em dezembro de 2017. Trata-se da construção do Lar Residencial destinado a 48 pessoas com deficiência e de um Centro de Atividades Ocupacionais para 30 utentes.

Este alargamento da rede de apoio social estende-se à Amoreira com a construção de um Centro de Dia. Obra orçada em 854 mil euros e já em curso desde meados de novembro, tem conclusão prevista para julho de 2017.

Outro grande projecto social vai surgir em S. Domingos de Rana, onde a autarquia vai investir quase 2,5 milhões de euros na construção de mais um complexo social. Esta obra, que se prevê concluída em janeiro de 2018, dotará esta freguesia com um Lar da CERCICA.

Sobre o CRID | É uma Instituição Particular de Solidariedade Social apoiada pela Câmara Municipal de Cascais. A instituição integra a Rede Social do concelho de Cascais, proporcionando enquadramento a deficientes de todas as tipologias.