Cascais já celebra o Dia Internacional dos Museus e prepara Noite dos Museus

Nos dias 18 e 19 de maio a entrada é livre nos equipamentos do Bairro dos Museus e há teatro, música e dança para escolas e público em geral. Na noite de 19 de maio há 16 iniciativas para participar com destaque para o videomapping em movimento no Centro Histórico e para o ataque ao Forte de S. Jorge de Oitavos. Difícil vai ser escolher.

Verdadeiro convite à população para viver os museus por dentro, a celebração do Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus em Cascais promete, este ano, corresponder às mais difíceis expectativas.

A abertura oficial deste dia foi feita no Forte S. Jorge de Oitavos com uma recriação teatral de uma batalha histórica, com demonstração de esgrima artística. Contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I e Marco Espinheira, diretor do Futuro da CMC.

Antes disso no Museu Condes Castro Guimarães houve uma visita guiada encenada de personagens peculiares que proporcionaram a 50 crianças de duas turmas da Escola EB1 José Letria, a descoberta e exploração dos mistérios do palácio.

“Cascais tem a possibilidade de ter um conjunto de museus integrados no Bairro dos Museus”. E dar “relevo a esta comemoração permite-nos respeitar e conhecer a nossa própria história e a nossa identidade”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.

Carlos Carreiras deixou um convite a todos os munícipes e visitantes. “Amanhã, sábado os vários equipamentos culturais de Cascais e Estoril estão abertos ao público toda a noite. Podem ser visitados e vividos, por todos. Temos um conjunto de iniciativas e atividades nos vários equipamentos culturais”, acrescentou.

O teatro, a dança e a música vão ter por palco os museus Condes de Castro Guimarães, do Mar e da Música Portuguesa. Pela mão de diversos grupos e também de atores da Escola Profissional de Teatro de Cascais vão ser apresentadas histórias de pescadores e de vidas palacianas para escolas e público em geral.

Igualmente aberta ao público vai decorrer, o Centro Cultural de Cascais, a conferência “Património, onde o passado encontra o futuro”, que irá ter como oradores Carlos Vargas, jornalista, João Jacinto, artista plástico, Alexandre Delgado, compositor e violetista, e Salvato Teles de Menezes, administrador da Fundação D. Luís I.

Evocando o património histórico haverá ainda a recriação histórica “O Forte foi atacado”, no Forte S. Jorge de Oitavos, sábado, 19 de maio, a partir das 21h30, com direito a transporte BusCas MobiCascais. São duas carreiras especiais e gratuitas com partida do Monte Estoril (junto à Casa Verdades Faria) e de Cascais (junto à Casa das Histórias Paula Rego) às 22h00 e regresso ao local de origem às 23h45.

Para aqueles que se anteciparam e se inscreveram a tempo vai ser possível também dormir no Museu do Mar, (dado que as inscrições já se encontram encerradas), para ouvir “O pior contador de histórias do mundo”, assim se chama a iniciativa preparada para animar a noite. AQ

Consulte o programa e venha celebrar o Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus em Cascais.