Cascais já tem uma Academia da Saúde

Quando surgem questões relacionadas com a saúde, como por exemplo que recursos existem, qual o encaminhamento, quem são os parceiros e seus contactos, surgem, muitas vezes, dificuldades na obtenção de respostas. Uma situação identificada pelos cidadãos e que, a partir de agora. já tem solução online e presencial.

Dando voz à democracia colaborativa, os cidadãos de Cascais identificaram, num dos quatro Plenários Locais de Promoção da Saúde realizados em 2016 no âmbito da elaboração da Estratégia Local de Promoção da Saúde 2016/2020, a necessidade de ter um serviço específico que que se esclarecesse, de forma integrada, questões relacionadas com a saúde no concelho.

A realização dos plenários foi uma iniciativa do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde que reúne diversas entidades e, pouco tempo depois, conheceu a luz do dia com a abertura de um espaço físico da Academia da Saúde na Loja Cascais em Tires, S. Domingos de Rana.

Equacionando as limitações no acesso a esta localização mais interior e o facto de, cada vez mais, tudo o que necessitamos estar à distância de um clique, o Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, acaba de lançar o site www.academiadasaude.pt.

Agora já não há desculpas para ficar com dúvidas quanto a recursos concelhios e parcerias em saúde no concelho, qual o atendimento e encaminhamento na área da saúde e quais são as iniciativas e eventos a decorrer ou programados na área da saúde em Cascais.

Ideia inovadora que visa a promoção da literacia em Saúde nos munícipes do concelho de Cascais, a Academia da Saúde acolhe ainda ideias e propostas na área da saúde.

A qualquer hora do dia em www.academiadasaude.pt ou às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h00 às 13h00 e terças e quintas-feiras das 14h00 às 18h00, na Praceta Nova, em Tires (Loja Cascais).