Cascais junta à mesa seis Presidentes de Câmara de países diferentes

O 2.º dia do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras juntou os presidentes de câmara de Cascais, Belém, Dangjin, Sevilha, Praia e Leão num painel onde apresentaram os exemplos das suas cidades.
O segundo dia do congresso "Cidades Educadoras", que reúne até dia 16 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril, cerca de 700 participantes de 118 cidades de 24 países, para debater temas relacionados com as questões da educação, ambiente, cidadania participativa e espaço público começou com o painel “Desenhar a cidade a partir das pessoas, das suas necessidades e aspirações”. Dinamizado por Robin More e Nilda Cosco, diretores do Programa Natural Learning Initiative, o  painel foi moderado por Filipa Roseta, vereadora na Câmara Municipal de Cascais (ver video em direto no Facebook).

Ainda durante a manhã foram realizadas experiências para debate e oficinas jovens.

Mesa de Presidentes (ver video direto Facebook)
A tarde arrancou a partilha da mesa pelos presidentes de Câmara das Cidades Educadoras que apresentaram a experiência das respetivas cidades. Uma partilha para compreeder que diferenças, mas, sobretudo, para  encontrar semelhanças, porque “são realidades diferentes mas todas elas se pautam pela Carta das Cidades Educadoras”, afirmou Miguel Arrobas, Diretor do Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Estas cidades “têm um princípio igual, são todas cidades educadoras, embora falemos de cidades muito diferentes como o caso de Belém, na Palestina, que é uma cidade murada e presa no seu próprio território com as dificuldades que tem", acrescentou Miguel Arrobas.

Por exemplo, em Belém, "o presidente de Câmara acabou de nos contar que tem abastecimento de água apenas duas horas por dia, uma situação muito difícil de imaginarmos no nosso modo de ver e estar", salientou o diretor do congresso. Da exposição dos presidentes ressaltaram ainda as "enormes diferenças culturais" as cidades. Por exemplo Dangjin, na República da Coreia é bem diferente da cidade de Leão que tem um milhão e seiscentos mil habitantes e é uma das maiores cidades do México. "Sevilha é mais parecida connosco, enquanto a Cidade da Praia, que já acolheu muitos migrantes, tem tentado ser uma cidade potenciadora de bem estar para todos: os que lá vivem e os que vão para lá viver, uma vez que é a cidade motora de todas as ilhas de Cabo Verde”. Experiências marcantes que concorrem para o desenvolvimento das cidades educadoras de todo o mundo.

"Estabelecer pontes numa situação de emergência educativa"

A tarde (ver vídeo transmitido em direto no Facebook) foi marcada ainda por um painel muito especial que contou com a participação dos cinco jovens – Francisco, Inês, António Carlota e Matilde - que participaram na estreia nacional em Cascais, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do projeto "Escolas de Cidadania", da Fundação Scholas Ocurrentes, e representaram Cascais no Encontro Internacional de Jovens realizado há poucos dias em Buenos Aires Argentina.

O tema em destaque foi “A convivência para o sentimento de pertença” (eixo 2 do congresso) e foi abordado por Jose Maria del Corral, presidente da Fundação Scholas Ocurrentes. A moderação coube a Joana Balsemão, vereadora da Cidadania na Câmara Municipal de Cascais

"A Educação nunca mudou por decreto. É preciso querer. É preciso os jovens deixarem cair a máscara". "Não mudamos o mundo se não mudarmos a educação", afirmou José Maria del Corral , cuja vida de professor mudou para sempre há 20 anos, quando conheceu o Bispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco.

Na Argentina de então, a miséria era tremenda e apostado em lutar contra essa situação, chamou-o a participar num projeto de educação para mudar o estado de coisas e criar "a cidade que queriam". Hoje, em 190 países do mundo, através da educação não formal, já mobilizou cerca de meio milhão de jovens de todas as origens, credos e culturas para se unirem em torno de uma causa comum: o amor ao próximo.

"Esta foi uma experiência que mudou as nossas vidas", referiram os jovens a propósito da sua participação nas "Escolas de Cidadania". "Hoje participamos mais, preocupamo-nos mais. Chego a casa e oiço música, desenho, canto... não é só estudar. E estou mais feliz", acrescentaram.

José Marial del Corral partilhou com a audiência a história da criação da "Escolas Occorrentes", sob os auspícios de o atual Papa Francisco, então ainda Bispo Jorge Bergoglio, e anunciou que Cascais vai ter em breve a sua sede da Fundação Scholas Occurrentes, que em todo o mundo "já mudou a vida mais de meio milhão de jovens".

FMC/FH