Cascais marcou presença na EUROCITIES Mayors Summit

A EUROCITIES realizou a sua segunda cimeira de presidentes de câmara municipais – EUROCITIES Mayors Summit - nos dias 20 e 21 de março, em Bruxelas, onde marcou presença o Município de Cascais, representado pela vereadora Filipa Roseta.

Com o lema “Cities4Europe – Europe for citizens”- "Cidades para a Europa – A Europa para os cidadãos”, a cimeira pretende colmatar o fosso entre a Europa e os seus cidadãos, tornando as cidades lideres no caminho para a criação de sociedades em que as pessoas vêm em primeiro lugar e onde a confiança entre as pessoas e as autoridades públicas é reforçada.

“Numa altura em que a Europa se esforça para manter a sua legitimidade e relevância, as cidades podem fornecer um elo crítico com as pessoas. O descompasso entre as expectativas dos cidadãos e o que pode ser feito para enfrentar nossos desafios mais urgentes está causando uma distância cada vez maior entre as instituições políticas e o público.”, pode ler-se no site da EUROCITIES sobre a cimeira.

A Cimeira foi também o lugar escolhido para o lançamento do manifesto “ A agenda dos líderes da cidade para a UE”.

No primeiro dia da cimeira esteve em debate “A cidade – o lugar da mulher” e, no segundo dia, o tema principal foi “Uma nova democracia na Europa? Envolvimento dos cidadãos e uma nova democracia na Europa - e agora?”.