Cascais na Rota Europeia dos Destinos Turísticos de Mergulho

Cascais recebeu hoje, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, a Certificação da Estação Náutica e do Projeto WAOH – The Wildsea Atlantic Ocean Heritage Route. A cerimónia teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde decorreu a edição de 2018 do Business2Sea. Joana Pinto Balsemão, vereadora do Ambiente, esteve presente na cerimónia.

Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, edição de 2018 do Business2Sea, que teve início a 14 de novembro e que terminou hoje, foi apresentado um programa diversificado dedicado ao tratamento e debate de um conjunto de desafios de natureza tecnológica, ambiental, social e económica para a próxima década.

Na sessão de abertura do Business2Sea 2018, coube a Cascais, Sesimbra e Portimão a apresentação do Projeto WAOH – The Wildsea Atlantic Ocean Heritage Route, municípios que integram agora a rota europeia dos destinos turísticos europeus de mergulho.

Neste dia foi também assinada uma Carta de Compromisso para defender o Ecoturismo Costeiro. Organizado pela Fórum Oceano, o Business2Sea conta com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.

Dos temas em debate nos três dias do evento, destaque para as questões relacionadas com as principais evoluções tecnológicas e as oportunidades e ameaças ao desenvolvimento que se colocam às principais atividades da economia do Mar; Economia circular, sustentabilidade das atividades da economia do Mar e dos ecossistemas marinhos; Empregos e competências profissionais, principais mudanças e respostas aos desafios que se colocam aos diferentes setores da economia do Mar; Políticas públicas e enquadramento do Mar no próximo período de programação de fundos comunitários; Literacia dos Oceanos.

Ainda no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Mar inaugurou hoje no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal a exposição “Descobre o Mundo Subaquático com o Kids Dive”, co-organizada com o MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente e ISPA - Instituto Universitário. Poderá visitar esta exposição até ao final do ano. Saiba mais AQUI.