Cascais no Congresso Mundial das Smart City

Cascais marcou presença no Congresso da Exposição Mundial das Smart City que decorreu entre 13 e 15 de novembro em Barcelona.

O vice-presidente da Câmara, Miguel Pinto Luz, num debate subordinado ao tema “Entender os Novos Modelos de Negócio que revolucionam a Mobilidade” defendeu para as autarquias o papel de “criar sistemas operativos onde os operadores privados possam oferecer os seus serviços e convergir para ofertas integradas”, tendo como propósito fundamental “facilitar a vida do cidadão”.

Este debate, que teve a moderação do jornalista do Le Monde e do El País, Francis Pisani, teve a presença do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz integrando um um painel de oradores que incluiu o suíço Mike Voght, Diretor-geral da IOT da cidade de Basileia, o argentino Marcelo Cossar, secretário da Modernização, Comunicação e Desenvolvimento Estratégico do Município de Córdoba e Alvaro Salvat, diretor-geral da empresa Lime, em Espanha.

Neste Congresso, onde se divulgaram o que de melhor se faz em todo o mundo em matéria de inovação urbana, Cascais deu ainda a conhecer alguns instrumentos de gestão da estratégia de Smart City reconhecida nacional e internacionalmente. Num espaço de exposição, Cascais esteve representado com um stand onde são foram dados a conhecer projetos na área da mobilidade, designadamente a plataforma MobiCascais e um dos pilotos do Centro Inteligente, o Centro de Controlo de Cascais, C3, também no capítulo da mobilidade.

A Inovação Social foi um dos pontos fortes deste Congresso em Barcelona, oportunidade para as diversas entidades presentes estabeleceram parcerias, identificando oportunidades de negócios. Tratou-se de um momento de partilha entre cidades inteligentes e uma plataforma de inovação.

Este evento baseia-se nos valores da inclusão social e empoderamento e é dedicado a promover a consciencialização, compreensão e reflexão crítica entre habitantes de diferentes cidades do mundo, tudo num clima de respeito mútuo. A sustentabilidade é uma das principais prioridades, com a iniciativa Towards Zero Waste, que visa reduzir o desperdício e aumentar o uso eficiente de recursos na própria realização do congresso.