CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais procura soluções para a abstenção

Democracia participativa e colaborativa prevê a integração do cidadão na vida cívica da comunidade.
O encerramento das Portugal Talks, que decorreram esta sexta-feira, dia 19 de outubro na NOVA SBE, contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. 
 
A abstenção em Portugal foi o tema debatido ao longo do dia entre especialistas da área, professores catedráticos e interessados, com o objetivo de realizar um diagnóstico e de encontrar soluções para combater esta problemática.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, “a democracia faz-se pelo voto, quando nós nos anulamos ficando na abstenção estamos de alguma forma também a afetar a democracia, e por isso mesmo o voto tem que ser cada vez mais incentivado.” adiantando  ainda que “isso passa por os políticos transmitirem e praticarem atos que geram confiança e por outro lado também, têm de gerar novos modelos de participação cívica e cidadã”
 
Carlos Carreiras afirma que, em Cascais, “somos identificados como um caso de sucesso quer a nível nacional, quer a nível internacional. Ainda há dias estiveram aqui o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional com países que estão agora a evoluir para a democracia e que vieram a Cascais beber essa formação e essa experimentação que temos vindo a fazer.” sublinhou. 
 
Já quanto às formas para combater a abstenção, Carlos Carreiras adiantou ainda que acredita “que o cidadão quer fazer política e quer estar envolvido na vida cívica da sua comunidade” e que é a democracia participativa e colaborativa que traz o cidadão “novamente a essa participação, o que mais tarde se reflete na democracia representativa, como vimos nas últimas eleições autárquicas em que houve um aumento de participação, ou seja, houve menos abstenção do que tinha havido nas anteriores”
 
A primeira edição das Portugal Talks já terminou e os resultados dos diagnósticos sobre a abstenção em Portugal e as soluções que forem apuradas vão ser divulgadas em janeiro de 2019. F.M.C.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0