Cascais promove inclusão através dos desportos de combate

Cascais conta desde esta quinta-feira, 28 de setembro, com um centro de combate – O Cascais Fight Center, que visa promover a atividade desportiva e desportos de combate como veículo para a prevenção de comportamentos de risco entre jovens e adultos nas comunidades em que insere.

Ao facilitar a inclusão social dos mais jovens, este é um clube aberto a toda a comunidade, mas que tem como objetivos difundir a promover a consciência social, os valores de entreajuda e de solidariedade.

O Cascais Fight Center, é um espaço que se situa na Rua S. Francisco, na Adroana e que pretende igualmente formar e criar mediadores e referências sociais nas comunidades, para a sensibilização dos desportos de combate como promotores de um estilo de vida saudável, de estruturação social e de união comunitária pela inserção no concelho de Cascais.

Duba Barradas é a cara do projeto, um cascalense que soma os mais importantes prémios internacionais nos desportos de combate, nomeadamente, na sua disciplina favorita – O Muay-Thai, entre os quais o de campeão da Europa em 2007. Nascido e criado em Cascais, no Bairro da Cruz Vermelha, Duba tem feito um trabalho extraordinário com os mais jovens, sobretudo entre as camadas mais desfavorecidas da população.

Este projeto, com características de inclusão social através do desporto, foi trazido à Câmara Municipal de Cascais pela mão do José Duba Barradas, referiu o vereador Frederico Pinho de Almeida. Pelo que, nas palavras do vereador: “ o Município de Cascais apoiou desde o início este projeto e vai continuar a apoiar através da atribuição de bolsas para que todos os jovens possam frequentar o clube sem restrições económicas”.

“Este centro é um sonho tornado realidade” referiu Duba Barradas que está bem ciente das dificuldades de integração social dos jovens que como ele vivem nos ditos “bairros sociais”. Como é um clube aberto a toda a comunidade e os desportos de combate são agora bastante populares, Duba pretende que este projeto traga “muita gente de estratos sociais diferentes e de diversas culturas”.