CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe a 37ª Sessão do Parlamento Europeu dos Jovens

Durante quatro dias cerca de 130 jovens reúnem-se em Cascais para debater a Europa.
 
A 37ª Sessão de Seleção Nacional EYP (European Youth Parliament) Portugal, organizado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), organização não partidária e de educação não-formal, reúne em Cascais, de 18 a 22 de abril, cerca de 130 jovens provenientes das mais variadas regiões de Portugal e da Europa.
 
A partir do tema Innovating and Shaping the Future of Young Europe, os participantes são convidados a desfrutar de um programa de quatro dias repleto de atividades de debate e espaço para uma constante troca de ideias, bem como de momentos de partilha e intercâmbio culturais, com o objetivo de desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão. 
 
Sendo Cascais a Capital Europeia da Juventude do ano 2018, este tema dará oportunidade aos jovens europeus de refletir e discutir o conceito de juventude ativa, abordando as áreas onde os jovens têm maior influência, bem como os maiores desafios que encontram atualmente, permitindo-lhes procurar soluções no sentido de criar uma mudança positiva na sociedade europeia.   
 
A Cerimónia de Abertura oficial teve lugar esta manhã no Centro Cultural de Cascais e contou com a presença de diversas personalidades, designadamente Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, Catarina Marques Vieira, Comissária da Capital Europeia da Juventude,  Dr. Paul King, representante da NATO, José Eduardo Feio, Presidente da APPEJ, Gérson Jesus e Mafalda Fonseca, da Comissão de Organização, Halyna Virt, Presidente da sessão.
 
“ Bem-vindos a Cascais. É um orgulho receber a 37ª Sessão da Associação Nacional do Parlamento dos Jovens”, disse Nuno Piteira Lopes dando as boas vindas aos jovens presentes na abertura da sessão. As questões relacionadas “com a integração europeia com a participação dos jovens, nessa integração são incontornáveis, na agenda dos dias de hoje. Temos toda a convicção que não existirá Europa no futuro se vocês jovens no presente não transportarem convosco para todas as gerações vindouras o espírito europeu e os valores que estamos aqui a discutir”, acrescentou. 
 
Para Mafalda Fonseca, uma das organizadoras do Cascais 2018, nestes quatro dias “os jovens das escolas secundárias vão ter oportunidade de debater problemas atuais que acontecem na União Europeia e em todo o mundo”. 
“De certeza forma, temos o poder de alterar as coisas, somos nós que daqui a uns anos que vamos tomar conta do país”, referiu Gérson Jesus, organizador deste evento em Cascais. “Isto é um bom começo, para consciencializar os jovens, mas também é um ótimo meio de educação não formal. Incentivar os jovens à cidadania, a tomarem decisões, a serem críticos e não serem conformistas”, salientou.
 
Para estes dois jovens a escolha de Cascais para realizar este evento deve-se ao facto de Cascais ser este ano a Capital Europeia da Juventude e porque a “Câmara de Cascais apoiou este evento desde o primeiro momento e mostrou-se um ótimo aliado”. AQ
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0