Cascais recebe autarcas suecos

“Cascais é já hoje uma referência” no que respeita ao exercício de democracia participativa, disse Carlos Carreiras, na receção a uma delegação de autarcas suecos. O presidente da Câmara de Cascais defendeu o “reforço da democracia participativa e colaborativa” como o “antídoto para os radicalismos e populismos, movimentos que acabam por matar a democracia”.

A autarquia cascalense preside à Rede das Autarquias Participativas (RAP) e recebeu no seu Salão Nobre uma delegação da Associação Sueca da Autoridades Locais e Regiões com quem foi assinado um protocolo que proporcionará a troca de experiências em matéria de democracia participativa entre estas duas entidades.

José Manuel Pereira Ribeiro (presidente da Câmara Municipal de Valongo) e José Manuel Bolieiro (presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada) ambos vice-presidentes da RAP, falaram da democracia participativa como forma de aprofundamento do regime democrático. José Manuel Ribeiro debruçou-se sobre o processo de envolvimento dos cidadãos na participação cívica, como forma de combate a um certo divórcio entre os cidadãos e a causa pública. Já José Manuel Bolieiro falou da experiência da prática de democracia participativa e das idiossincrasias de num concelho mais pequeno.

O protocolo foi rubricado por Carlos Carreiras, como presidente da RAP e de Paul Lindvall, em nome da delegação sueca SALAR (Swedish Association of Local Authorities and Regions (Associação Sueca da Autoridades Locais e Regiões).

A delegação assistiu em S. Domingos de Rana à segunda sessão do Orçamento Participativo Cascais 2017 e, na altura, Paul Lindvall manifestou alguma surpresa pelo processo de participação dos cidadãos no Orçamento Participativo de Cascais: “Para nós é uma experiência muito enriquecedora. Utilizamos algumas ferramentas de cidadania participativa nas nossas zonas, mas não iguais a esta, com a reunião dos cidadãos e discussão em direto como fazem aqui. É interessante ver como tudo se processa para podermos inovar”.

Mais informações sobre esta sessão