Cascais recebe novo hospital com investimento de 8,8 milhões de euros

Cascais ruma ao futuro na prestação de cuidados de saúde, com um investimento de 8,8 milhões de euros no novo edifício do Hospital de Sant'Ana, na Parede. A obra foi levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia em parceria com o Estado e o apoio da Câmara Municipal de Cascais. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o novo edifício, com a presença do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Cascais está mais uma vez de parabéns”

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O novo edifício com dois pisos e uma ampla galeria, aberta e transparente, vai transformar o hospital de Sant ´Ana num equipamento de saúde mais polivalente e moderno, quer do “ponto de vista ambiental, quer no que se refere aos materiais utilizados que correspondem às mais modernas exigências neste tipo de espaços”, referiu Pedro Santana Lopes. A nova unidade hospitalar tem capacidade para 60 camas, consultas de ambulatório, quatro blocos operatórios e espaços de recobro que constituem “condições extraordinárias para proporcionar aos utentes os melhores cuidados de saúde”, acrescentou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Para o Presidente da Republica, este novo hospital é para Cascais um passo muito importante rumo ao futuro na área da saúde. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “ este edifício vai mais do que duplicar a capacidade do Hospital de Sant’Ana” , pelo que a Santa Casa da Misericórdia conseguiu  “reverter uma instituição histórica numa instituição do futuro, permitindo  quer em termos de tratamento ambulatório quer em termos de internamento e de cirurgia, uma valência que nestes termos tão modernos não existia no município. Por isso, “Cascais está de parabéns uma vez mais”, acrescenta o Presidente.

Este hospital vem valorizar ainda mais Cascais na área da saúde”

Para o Ministro do Trabalho, este novo edifício cria uma unidade hospitalar “altamente especializada e qualificada que nasce na sequência de um trabalho que a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a consolidar e que é reconhecido nacional e internacionalmente”, pelo que “vem valorizar ainda mais Cascais na área da saúde”. Vieira da Silva refere que a área da saúde é “uma prioridade nacional” onde o país tem vindo a criar um “nível de competências associado a um setor económico com muita vitalidade”, acrescentando que “Cascais tem um papel muito importante nessa matéria”.

O Ministro da Saúde, Campos Fernandes, destacou o papel “exemplar” que a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a desempenhar nos cuidados de saúde, em parceria com o Estado e os municípios. O Ministro destacou também o facto de que "esta moderna unidade hospitalar vem valorizar Cascais e toda a área da Grande Lisboa”.

Cascais está a criar um polo de saúde que traz investimento, cria postos de trabalho qualificado e riqueza”

Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras

O presidente da Câmara Municipal de Cascais,. Carlos Carreiras, salientou que para a estratégia municipal “Um dos principais pilares é a saúde”. Carlos Carreiras lembrou que esta nova unidade hospitalar faz parte de um “polo de saúde que se está a criar em Cascais”, onde a recuperação do Hospital Ortopédico José de Almeida está inserido. O autarca chamou a atenção para o facto de “ as áreas ortopédica e neurológica serem das mais importantes numa população envelhecida como a portuguesa e que mais influenciam a qualidade de vida nos anos mais tardios”. O autarca salientou, ainda, que este “polo de saúde” traz uma “cadeia de valor muito importante que atrai investimento, riqueza e postos de trabalho, fundamentais para o desenvolvimento do nosso concelho”.

O novo edifício do Hospital de Sant’Ana "deverá abrir dentro de três meses", referiu Pedro Santana Lopes. que viu o seu papel à frente da Santa Casa da Misericórdia ser elogiado pelo Chefe de Estado, no dia em que a Santa Casa fez 519 anos.