Cascais reduz custos operacionais: Tecnologia melhora eficiência na localização e recolha de resíduos abandonados e na lavagem de contentores

Otimizar circuitos, rentabilizar equipas e gerir situações em tempo real, com poupança de combustível associada, é a mais-valia dos dois novos sistemas implementados nos veículos de recolha da Cascais Ambiente. A Câmara Municipal de Cascais coloca assim nova tecnologia ao serviço do ambiente.

A primeira novidade é um sistema de localização geográfica à distância para identificar, no mais curto espaço de tempo, cortes de jardim e objetos fora de uso abandonados na via pública. Até aqui feita sobretudo por munícipes, esta identificação passa agora a contar com a ajuda dos colaboradores da Cascais Ambiente que, no âmbito das rotas diárias de recolha, podem acionar o aviso diretamente para o sistema de gestão. Um simples premir de botão transmite um sinal associado a coordenadas GPS, o que permite desenhar circuitos de recolha destes resíduos abandonados, otimizando o serviço e tornando-o mais sustentável.

Os munícipes podem continuar a fazer os seus pedidos de recolha de cortes de jardim e de objetos fora de uso através da Linha Verde 800 203 186 - dias úteis, das 9h00 às 17h00 - ou do email linhaverde@emac-em.pt. A recolha é gratuita e efetuada nas 48 horas subsequentes ao pedido.

A recolha e lavagem simultânea de contentores é a outra novidade a destacar. Incorporado nos veículos de recolha de resíduos, um novo sistema de lavagem com um tanque e um conjunto de jatos de limpeza possibilita lavar os contentores imediatamente após o despejo dos resíduos e sem recurso a qualquer outra viatura. Esta inovação vem reduzir custos operacionais da Cascais Ambiente, pois basta apenas percorrer a rota de recolha uma vez, e traduz-se numa poupança de combustível na ordem dos 50 mil litros por ano.