Cascais sensibiliza para o Mês do Coração: Festival do Coração 2018

O Festival do Coração 2018 encheu o espaço da Baía de Cascais, numa ação de sensibilização para toda a família. Mexa-se pela sua saúde! É o mote desta iniciativa.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara mostrou especial interesse pelo Projeto Salva- Vidas, tendo feito uma demonstração de reanimação em caso de uma paragem cardiorespiratoria, acompanhado por um técnico da SeniLife. O presidente da Câmara disse “que pretende alargar este projeto a várias escolas, complexos desportivos, universidades, lares, entre outros espaços do concelho”.

Atravês deste projeto, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, vai disponibilizar kits Salva-Vidas em espaços que apresentem um fluxo significativo de pessoas, “tornando-os assim mais seguros”, referiu Manuel Oliveira Carregeta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Estes kits são compostos por Formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação, Desfibrilhador Automático Externo, Licenciamento do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM, mala e formação de primeiros socorros.

O Festival do Coração que decorre todo o dia na Baía de Cascais pretende incutir a prática de atividade física, alimentação saudável e avaliação de alguns fatores de risco: como a medição da tensão arterial e a medição do índice de massa corporal.

Todos os visitantes podem fazer rastreios cardiovasculares, ações de formação, atividades físicas como passeios de bicicleta,  jogos tradicionais e até uma aula de “Fitness & Família”, entre outras atividades.

Assim pode contar com a ajuda de vários técnicos presentes que fazem  várias sessões ao logo do dia. Tais como: aconselhamento para a prática de atividade fisíca, cuidados a ter: aquecimento e alongamentos, uma sessão de nutrição-a importância da rotulagem, como medir a tensão arterial e uma a aula de fitness para toda a família.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) elege o Mês de Maio - Mês do Coração, no sentido de desenvolver de forma mais intensa um conjunto de atividades que alertem a comunidade para a importância da promoção da saúde, através da adoção de estilos de vida saudáveis e da deteção e controlo dos fatores de risco cardiovasculares. Assim, a campanha deste ano é dedicada ao Colesterol. AQ