Cascais + Tecnológico. Entrega de computadores ao 1º Ciclo

O município de Cascais começou a renovar todo o parque informático das escolas do 1º Ciclo, no âmbito do programa “Cascais Mais Tecnológico”, com a entrega simbólica de 365 novos computadores na Escola EB1 Padre Agostinho da Silva e que vão beneficiar seis mil alunos do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais destacou na cerimónia de entrega do novo equipamento informático a coincidência da data com o 653º aniversário do concelho de Cascais e sublinhou que a Educação tem sido uma prioridade de todos os dias para a autarquia.

“É um pilar importantíssimo na estratégia que temos vindo a desenvolver não só com um forte investimento na própria construção e manutenção das escolas, para cima de 15 de milhões de euros só neste mandato, mas dar também ferramentas informáticas a 20 mil alunos e professores e assistentes operacionais”, afirmou.

“Trata-se também do reconhecimento da excelência da escola pública que existe em Cascais, através do envolvimento de toda a comunidade escolar neste projeto de receber delegações de competências do ministério da Educação e que temos vindo a cumprir e a exceder as expectativas da própria comunidade escolar”, realçou o presidente da Câmara.

“A experiência dos dois últimos anos demonstra que a Câmara tem capacidade para assumir esse desafio”, acrescentou.

O vereador com o pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida, faz um “balanço positivo” e sublinha que a autarquia tem trabalhado de forma “muito próxima” com toda a comunidade educativa. Para o autarca, no âmbito da delegação de competências, têm sido dados passos que eram aspirações, ambições, com mudanças em aspetos imprescindíveis nas escolas do concelho para aumentar a qualidade.

“O 1º Ciclo é a nossa competência e substituímos de A a Z todos os computadores e isso vai permitir uma qualidade imensa nas escolas do nosso concelho e nas aulas diárias”, concluiu.

O Presidente da Associação de Pais, José Batalha, reconheceu a importância da renovação do parque informático escolar, e disse que “as coisas têm corrido bastante bem”, mas que “é necessário ir mais longe”, aludindo ao desejo de ver a autarquia a assumir mais competências noutros graus de ensino.

Na ocasião, Carlos Carreiras disse que a Câmara Municipal de Cascais está disponível para assumir mais competências a delegar pelo ministério da Educação no que respeita ao 2º Ciclo e ao ensino Secundário.

O representante dos pais chamou a atenção para o envelhecimento da classe docente e disse que, nalguns casos, isso pode gerar alguma desconformidade com a utilização de novos equipamentos informáticos, porque se trata de uma geração de pessoas menos habituadas a conviver com estes saltos tecnológicos.

Para além da substituição de equipamentos, e no âmbito do novo programa “Cascais Mais Tecnológico”, em parceria com a Microsoft e HP, serão distribuídas licenças do Office 365 Educação a cerca de 20 mil alunos do 1º Ciclo ao Secundário, e a 1832 Professores e Assistentes Técnicos, incluindo ferramentas diversas, bem como correio eletrónico com armazenamento ilimitado.