Cascais tem nova esquadra no centro histórico

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, inauguraram terça-feira, dia 17 de junho, as novas instalações da 50.ª Esquadra e da Esquadra de Turismo do Comando de Cascais.
As duas esquadras ficam num único edifício situado no Largo Mestre Henrique Anjos,  junto à Docapesca, até aqui pertença da Guarda Fiscal da GNR. Cedido à autarquia no âmbito da primeira Parceria Público-Pública (PPP) realizada a nível nacional, no caso entre o Município e o Ministério da Administração Interna. Profundamente requalificado, o que representou um investimento de 375.000€ adiantado pela autarquia, mas que será suportado pelo MAI, o edifício permitiu a reorganização de esquadras: nas novas instalações passam a funcionar um total de 65 efetivos (54 da 50.ª Esquadra e 11 da de Turismo).

Presente na cerimónia Jorge Maurício, Superintendente do Comando Metropolitano de Lisboa, mostrou-se orgulhoso pelo objetivo cumprido entre a Polícia de Segurança Pública e da Câmara Municipal de Cascais: “Depois de tantos anos em instalações provisórias, só podemos estar contentes com estas instalações condignas.

A Esquadra de Turismo, também aqui instalada, é extremamente importante na medida em que o turismo é uma aposta estratégica para Portugal, para Cascais e para a PSP, que apostou recentemente em Equipas de Turismo e que irá destacar 4 elementos já formados para esta nova esquadra”.

“É com enorme alegria que inauguramos esta nova 50ª Esquadra de Cascais e a Esquadra de Turismo”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais: “Passados 60 anos de instalações provisórias que não eram digas para os cidadãos de Cascais, nem para os que nos visitam, e muito menos para todos os homens e mulheres que prestam tão bom serviço ao nosso concelho. Somos um concelho seguro graças ao profissionalismo, dedicação e entrega de todos os que servem a PSP de Cascais”.

Reconhecendo que “durante cerca de 40 anos não foram feitos os investimentos de forma planeada nas forças de segurança”, Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, admite que “esta nova esquadra é um passo muito importante no concelho com grande significado, sobretudo na área do turismo. Estamos muito satisfeitos com a cooperação com a Câmara Municipal que permitiu resolver mais um dos muitos problemas que ainda temos.”

A Parceria Público-Pública entre a Câmara Municipal de Cascais e o Ministério da Administração Interna prevê ainda novas instalações para a Sede de Divisão Policial de Cascais, Esquadra de Investigação Criminal de Cascais e alguns serviços da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Cascais, num efetivo policial superior a 70 pessoas.

Todos estes serviços vão ficar instalados em edifícios localizados junto à antiga Praça de Touros, já adquiridos pela Câmara Municipal de Cascais, fruto de um investimento de 1.200.000 euros.

Este protocolo inclui também a entrega de equipamento (carros e motos patrulha) pela autarquia à PSP no valor de 185.000 euros (já efetuada) e a beneficiação e ampliação da 56.ª Esquadra da PSP de Trajouce na ordem dos 63.000 euros, também já efetuadas.