Cascais vai lançar concurso de conceção para novo projeto da Unidade de Saúde da Vila

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, anunciou o lançamento do concurso, na apresentação dos vencedores do projeto de conceção do Pólo de Saúde de Carcavelos.

A apresentação dos vencedores do projeto para a construção do Pólo de Saúde de Carcavelos decorreu no Pátio da Casa Sommer. O projeto vencedor foi selecionado entre 40 candidaturas, tendo o júri optado pelo trabalho da equipa de quatro jovens arquitetos, Simão Botelho, Joana Jordão, Mário Serrano e Margarida Fonseca.

Para além do concurso para a Unidade de Saúde de Cascais, “posteriormente queremos lançar outros concursos públicos para a construção de escolas e outros equipamentos culturais do concelho”, acrescentou Carlos Carreiras.

Filipa Roseta, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, nas áreas de Gestão Territorial, Inteligência Territorial e Ordenamento do Território, referiu que o projeto vencedor “assenta muito na criação de espaços públicos, que era um dos nossos critérios para a escolha do vencedor”.  Para Filipa Roseta, a “ideia de lançar estes concursos públicos é dar muitas oportunidade a todos de participarem, espero que as pessoas continuem motivadas”, acrescentou.

“É uma sensação incrível fazer parte de uma equipa muito jovem, de um coletivo de amigos que tiveram a oportunidade de ganhar este concurso. É uma nova esperança para a nova geração que pode acreditar na contratação pública e tentar dar tudo por tudo, para marcar a diferença”, salientou Mário Serrano, um dos vencedores desta equipa, confiante e satisfeito, no final da cerimónia.

O novo Pólo de Saúde de Carcavelos que irá substituir o atual centro de Saúde de Carcavelos ficará localizado junto às instalações da antiga fábrica Legrand. Na proximidade está também prevista a construção de um parque de estacionamento público, para automóveis e bicicletas, e um ponto de mobilidade da rede de transportes públicos MobiCascais

O projeto do novo Polo de Saúde de Carcavelos será desenvolvido durante os próximos meses, pretendendo-se que o edifício inicie a construção em 2019.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Cascais assinaram, em agosto de 2017, um protocolo que visa ampliar os cuidados de saúde primários no município. AQ