Cascais vai ter um novo Centro de Recolha Oficial de Animais

Cascais vai ter a partir de dia 13 de Junho um novo Centro Oficial de Recolha (COR) de Animais, totalmente construído de raiz, ao mesmo tempo que reforça o Serviço de Intervenção Rápida para Animais com uma ambulância que irá funcionar 24h dos 365 dias do ano.

O novo centro de recolha, que será inaugurado na próxima terça-feira, 13 de junho, às 10h30, aumenta a capacidade de acolhimento de animais e está equipado com modernos meios tecnológicos que garantem as melhores condições de higienização, conforto e segurança para os animais.

O Serviço de Intervenção Rápida para Animais, já a funcionar desde Março, é agora reforçado com um veículo em intervenção rápido para transporte de animais em situação de emergência. Esta viatura permite maior conforto no transporte dos animais socorridos na via pública e é apoiada por serviço de acompanhamento médico-veterinário, 24 horas por dia, 365 dias ano.

O novo Centro de Recolha Oficial vai contar com sala de cirurgia, sala de vacinação antirrábica e de colocação de microchip, espaço de recobro para cães e gatos e também para acolhimento temporário de animais de grande porte (bovinos, caprinos, equinos, etc).

Este novo CRO aumenta consideravelmente a capacidade de internamento de cães e gatos. Nas instalações anteriores as 35 boxs não suportavam mais do que a permanência de 35 cães e as 12 gaiolas davam capacidade de instalação a 28 gatos.

Agora, o Centro poderá receber entre 40 a 45 cães e igual quantidade de gatos, dispondo ainda de 3 boxs destinadas a  quarentena ou recobro de cães e 4 boxs de quarentena e recobro para gatos. Mas, a esta infraestrutura juntam-se ainda 12 gaiolas de internamento na Associação S. Francisco de Assis, e uma box para animais de grande porte.

Desde 1 janeiro 2017, até hoje foram efetuadas 67 intervenções de emergência, capacidade que pode aumentar consideravelmente com as condições agora instaladas.

Os contactos com o Piquete de Intervenção de Emergência de Resgate de Animais são realizados através da PSP, GNR,Polícia Marítima,  Polícia Municipal e Proteção Civil, que, ao receberem as chamadas dos munícipes, fazem uma triagem prévia e avaliam a necessidade de uma intervenção do piquete.

As políticas de proteção animal do concelho de Cascais são implementadas em estreita colaboração com a Associação São Francisco – Cascais (SFA Cascais), sem prejuízo das competências próprias da autoridade veterinária municipal.

O CRO - Centro de Recolha Oficial de Animais foi garantido no âmbito de uma proposta do Orçamento Participativo, infraestrura  que acrescenta mais eficácia, eficiência e qualidade no serviço prestado.

A Câmara Municipal de Cascais inaugura estas novas instalações, na próxima terça-feira, 13 de junho, às 10h30, na Estrada Principal do Zambujeiro, 432, nas instalações da Associação São Francisco de Assis – Proteção Animal.

Associação São Francisco de Assis - Cascais

Estrada Principal do Zambujeiro, 432