Cascais vive um feriado diferente com Festival Militar

O Festival Militar encheu por completo a Baía de Cascais.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, altas patentes militares, vereadores e representantes da autarquia estiveram presentes hoje na cerimónia solene do Festival Militar que decorre em Cascais de 5 a 7 de outubro.

A tarde começou da melhor maneira para as centenas de pessoas que enchiam a Baía de Cascais, com os olhos postos no céu, com a passagem área de dois F-16 sobre a Vila.

Seguiu-se uma demonstração de salvamento com um EH-101 na Baía de Cascais, pela Força Aérea. O Exército demonstrou uma atividade de regaste e salvamento em caso de ataque terrorista. Um desembarque de Fuzileiros na Baía e operação de salvamento e a descida de paraquedistas, com as bandeiras da CMC, EMGFA, Marinha, Exército e Força Área e Nacional, a par com as atuações das Bandas da Força Área, do Exército, e da Armada “prenderam” as pessoas durante toda a tarde à Baía de Cascais. Um programa inesquecível para os cascalenses e visitantes.

Miguel Silva subiu e “pilotou” o F-16 estacionado nos Paços do Concelho e descreveu “a experiência como espetacular: é algo de que gosto. Foi incrível”. Para este jovem esta iniciativa faz todo o sentido para sensibilizar os jovens. “É algo que temos que ter: as forças militares em Portugal. É estruturante, faz todo o sentido”, acrescentou.

“Tivemos alguma adesão por parte dos jovens à procura de informações sobre a nossa Força. Inclusive com os pais. De miúdos de 14 anos que já mostram interesse pelas Forças Armadas, até jovens de 19, 20 anos, licenciados, dado que o mercado de trabalho não está fácil e a Força Área acaba por ser um mais- valia nesse aspeto” referiu Daniela Figueira, da Força Área Portuguesa, na área de recrutamento.

No dia 6 de outubro a Orquestra ligeira do Exército irá atuar na Baía pelas 16h30. O Helicóptero Alouette III e um F-16 são as grandes atrações na Praça 5 de outubro, onde crianças e adultos podem entrar durante todo o dia.

Mas até dia 7 de outubro pode também experimentar várias atividades como escalada com os Fuzileiros, mergulho com os mergulhadores da Marinha, entre outras. Um programa para toda a família.

Marinha, Exército e Força Aérea marcam presença nos três dias do festival, de 5 a 7 de outubro, que acontece numa política de aproximação das Forças Armadas à população, sobretudo às camadas mais jovens. Este evento é organizado pelo Estado Maior das Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. AQ