CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CE 2017 | Desafios e perspetivas das migrações debatidos no segundo dia

A participação de Edward Snowden, refugiado na Rússia e antigo colaborador da CIA e NSA, marcou o segundo dia das Conferências do Estoril 2017. O homem que divulgou os ficheiros da Agência de Segurança Norte-americana falou pela primeira vez ao público português através de uma videoconferência sobre liberdade e cibersegurança.
"Os nossos direitos estão em risco", acredita o ativista. "Os terroristas não nos temem pela nossa liberdade", defende Snowden, que acredita que estes não têm o poder de restringir a nossa liberdade. "A ideia aqui é: nós não queremos saber todos os que estão a ser investigados por terrorismo”, mas queremos perceber como é que estamos a ser vigiados", defendeu Edward Snowden. O antigo colaborador da NSA afirmou ainda que “defender que não nos devemos importar com a privacidade porque não se tem nada a esconder, é o mesmo que dizer que não nos devemos preocupar com a liberdade de expressão porque não se tem nada a dizer”.
 
O dia de hoje das Conferências do Estoril ficou também marcado pelo painel “Lutar contra o Crime numa Democracia”, mote da conversa que juntou quatro figuras predominantes na justiça mundial: Baltasar Garzón, que ordenou a detenção do ditador chileno Augusto Pinochet em Londres, Antonio di Pietro, que coordenou a operação “Mãos Limpas”, uma das maiores operações anticorrupção da Europa, Carlos Alexandre, o juiz responsável pela “Operação Marquês”, e Sérgio Moro, o rosto por detrás da “Operação Lava Jato”.
 
Carlos Alexandre admitiu que “a corrupção é tão velha como o mundo” e arriscou “prever que nunca irá acabar”. Já Sérgio Moro defendeu que o "Brasil está a tomar medidas sérias e firmes contra a corrupção sistemática", mas Baltasar Garzón reconheceu que “em quase todos os países a luta contra a corrupção foi pontual e isolada",pelo que chega “à conclusão que não há uma verdadeira vontade na luta contra a corrupção”. Garzón apresentou ainda como exemplo o facto de a União Europeia e a OCDE permitirem a existência de paraísos fiscais. Antonio Di Pietro, por sua vez, apontou como solução "a cooperação entre os Estados europeus” e a criação de um “Procurador Europeu”.
 
O debate entre Francisco Assis, eurodeputado do Partido Socialista, e Nigel Farage, ex-líder do UKIP, deu aso à discussão mais acesa do dia. Farage defendeu o Brexit, declarando que “ninguém na campanha argumentou pelo isolacionismo ou por barrar as pessoas no Canal da Mancha. Só queremos controlar quem entra no país", esclareceu. Já Francisco Assis, defendeu que "a União Europeia estará em melhor posição para enfrentar novos desafios se os países estiverem juntos".
 
Durante a manhã deste segundo dia debateu-se a forma como a migração está a afetar a democracia. Demetrios Papademetriou, Presidente Emérito do Migration Policy Institute, defendeu que “não devemos assumir posições”, mas que “o tempo está a esgotar-se. Temos que adaptar o nosso quadro legal, temos que ter as pessoas no terreno no sentido de construir sociedades inclusivas”.
 
As Conferências do Estoril terminam amanhã com um dia dedicado aos desafios existentes num cenário de crises migratórias. 
 
Madeleine Albright, a primeira mulher Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, fará parte da conferência final e irá abordar os perigos que ameaçam as atuais democracias ocidentais. William Lacy, Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações, é outro dos oradores convidados a debater os desafios das migrações internacionais. O dia será ainda marcado pela participação de peritos e decisores em matéria de assuntos de administração interna, migração, asilo e ajuda humanitária, fazendo um balanço da evolução no terreno nos últimos tempos e identificando possíveis tendências futuras.
 
As Conferências do Estoril, hoje na sua 5ª edição, são um palco de debate entre os maiores pensadores de todo o mundo, centrado nos problemas inerentes à globalização. As Conferências do Estoril são organizadas pelo Estoril Institute for Global Dialogue, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa. De 29 a 31 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.
 
Acompanhe também em www.conferenciasdoestoril.org/pt
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0