A celebrar 8 anos, DNA Cascais é caso de estudo internacional

Incubadora com a certificação BIC (Business and Innovation Center) atribuída em dezembro de 2013 pela rede europeia EBN, na Região de Lisboa, a DNA Cascais comemora este mês de dezembro oito anos de existência. Até agora a DNA Cascais já permitiu apoiar a criação de 244 empresas, com um investimento inicial privado de 24,6 milhões de euros e cerca de 1.250 postos de trabalho.
Criada em Dezembro de 2006 por iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, a DNA Cascais trouxe ao concelho o Desenvolvimento de Novas Atitudes. Uma aposta ganha reforçada em 2009, com a criação Centro de Incubação de Empresas [certificado como BIC em dezembro de 2013].

Baseando-se num modelo de qualidade reconhecida, o trabalho desenvolvido junto da iniciativa privada reflete-se numa taxa de sobrevivência global de 80% das empresas criadas, que apresentam um volume de faturação global na ordem dos 25 milhões de euros. Se considerarmos, ainda, empresas apoiadas pela DNA e pelo Clube de Business Angels de Cascais, que ficaram localizadas fora do concelho, a faturação ascende a 44 milhões de euros.
 “A DNA Cascais é hoje muito mais do que aquilo que eu sonhei que ela fosse…”, confessa Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e “pai” da Agência. “Isso para mim é motivo de um grande orgulho, bem como daquilo que foi feito ao longo dos últimos 8 anos. É sobretudo uma grande responsabilidade continuarmos”, refere, recordando que quando a DNA arrancou o empreendedorismo “ainda nem sequer estava na agenda política”.

Os factos confirmam que valeu a pena acreditar nesta nova força motriz do desenvolvimento. Na passada semana, a DNA acolheu o IV encontro de BIC em que foram explicados os instrumentos de apoio, quais as áreas prioritárias, tipo de projetos apoiados e os fundos comunitários disponíveis para os próximos seis anos.

Manuel Rodrigues, Secretário de Estado das Finanças esteve presente e reconheceu publicamente a mais-valia da DNA Cascais, considerando que “o concelho de Cascais destaca-se não só em Portugal, mas a nível internacional, como exemplo de boas práticas de empreendedorismo e de boas políticas públicas para alavancar mais iniciativa, privada, mais investimento e mais geração de emprego”.

Sem poupar elogios, o governante foi peremptório: “A DNA Cascais é um bom exemplo de apoio e de desenvolvimento da economia regional, mas também nacional e [Cascais é] um concelho que, pela sua inovação, tecnologia e intensidade tecnológica tem feito um caminho que é já hoje um caso de estudo a nível internacional”.

Mas para atingir estes objectivos não basta apenas querer contribuir para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, e na promoção do empreendedorismo jovem e social no concelho de Cascais em particular. É preciso reunir ferramentas que tornem reais as boas ideias.

E, no caso da DNA, isso também é uma realidade como confirma Giordano Dichter, director da EBN – Rede Europeia de BIC: “A diferença está na qualidade do serviço que aqui é prestado. Um empreendedor com uma boa ideia, uma ideia inovadora, pode obter aqui no BIC tudo o que precisa, não apenas instalações, mas mentoria, formação e acesso a fontes de financiamento, bem como uma rede de contactos, tudo dentro do mesmo ecossistema”.

Além disso, é fundamental estabelecer parcerias com vista à internacionalização dos negócios e também essa questão está acautelada no seio da DNA Cascais, dado que a agência integra uma comunidade global que, além de Portugal, se estende ao resto da Europa e está neste momento em fase de expansão junto de 160 entidades com o mesmo padrão de qualidade em Taiwan, Chile, Brasil, Médio Oriente e Rússia. “Nesta comunidade procuramos mais a qualidade, que a quantidade e, se analisarmos o trabalho concretizado, os empregos criados e o impacto da inovação nos territórios abrangidos não são para ser tomados de ânimo leve”, salienta Giordano Dichter.

Quadro comunitário de apoio 2020 é “o maior envelope financeiro de apoio à economia”
Considerado “o maior envelope financeiro de apoio à economia”, o novo quadro comunitário de apoio 2020 tem como um dos eixos de atuação a inovação e o aumento de intensidade tecnológica, através do desenvolvimento e investigação. De acordo com Manuel Rodrigues, Secretário de Estado das Finanças, está “é a oportunidade ideal para as nossas empresas continuarem a aposta na produtividade, que ainda é bastante inferior à produtividade média da Comunidade Europeia”.

Presente do IV Encontro Nacional de BIC portugueses que decorreu nos dias 11 e 12, na DNA Cascais, Manuel Rodrigues confirmou que, “para a competitividade e internacionalização das nossas empresas, em particular das PME, há mais de 6 mil milhões de euros, sendo que através da nova instituição financeira de desenvolvimento serão alavancados mais de 1.500 milhões de euros de instrumentos financeiros para mobilizar um valor total de 10.000 milhões de euros de investimento na economia, ao nível da iniciativa empresarial, revitalização do tecido empresarial e geração de emprego”.

A sessão contou com um painel integrado por representantes da Agência Nacional de Inovação, IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação, AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e da European Business Net, bem como com o presidente emérito da EBAN – Associação Europeia de Business Angels.

Localização: Cruz da Popa, Alcabideche
Endereço electrónico: www.dnacascais.pt
Incubadora: Alberga empresas em incubação física e virtual ligadas às Tecnologias de Informação, Engenharia, Comunicação e Design, Cultura e Instituições de Investigação ligadas a Universidades.