Centro de Saúde da Parede inaugura a Unidade de Saúde Mare

A Unidade de Saúde Mare irá dar resposta a cerca de 13.500 utentes inscritos.

O Centro de Saúde da Parede conta a partir de hoje com a Unidade de Saúde Mare, uma Unidade de Saúde Familiar (USF).  Nesta unidade irão trabalhar sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos no secretariado clínico, servindo um total de cerca de 13.500 utentes inscritos. A Mare terá um horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h00 às 20h00.

“Melhorar todos juntos neste esforço os serviços de prestação de cuidados de saúde aos nossos munícipes”, palavas de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de descerramento de placa. Os protolocos feitos com a ARS têm dado frutos no concelho, “como é o caso do acréscimo que está a ser levado a cabo no Centro de Saúde de S.Domingos de Rana. Para além disso já está na calha aumentar as instalações provisórias do Centro de Saúde de Carcavelos. E por parte da ARS já temos o programa para o novo Centro de Saúde de Carcavelos, junto à atual Legrand. Por sua vez, Cascais terá um novo Centro de Saúde, associado à também nova Escola Secundária de Cascais”, salientou Carlos Carreiras.

“São boas notícia na área da saúde e  para o desenvolvimento do concelho”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Cascais. Esta é a prova de que quando as “relações entre o poder local e o poder central resultam, os frutos são positivos, para os cidadãos e para os munícipes de Cascais”, disse Carlos Carreiras.

Para Helena Batista da Costa, Diretora Executiva do Aces de Cascais, “este é um dia feliz para nós, que defendemos que os cidadãos são o centro das nossas atenções. Esta é a 12ª Unidade de USF que a ACES de Cascais abre. Neste momento, temos 99% de todas as nossas unidades organizadas em Unidades de Saúde Familar”,acrescentou.

Rosa Valente Matos, Secretária de Estado da Saúde, presente na cerimónia, afirmou que o Serviço Nacional de Saúde está de parabéns. “O SNS são as pessoas, os médicos, os enfermeiros, os auxiliares, os administradores. São todos aqueles que fazem que o Serviço Nacional de Saúde, seja um serviço de excelência”.

Com um total de 198.616 utentes inscritos em dois Centros de Saúde, o ACES de Cascais tem em funcionamento 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).  AQ