CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CERCICA ganha Centro de Recursos em Tecnologias da Informação | Fundação Vodafone Portugal e Câmara Municipal de Cascais promovem inclusão social

A CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, inaugura hoje, 16 de fevereiro, nas suas instalações, o Centro de Recursos TI para a Inclusão – um polo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, cujo objetivo é combater a infoexclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

O evento conta com a presença do presidente da Fundação Vodafone, António Carrapatoso, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, entidades que proporcionaram a abertura deste espaço. Desenvolvido em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e com a Câmara Municipal de Cascais, o Centro de Recursos TI para a Inclusão está equipado com a mais moderna tecnologia, adaptada a várias incapacidades, e estará aberto não só aos cerca de 200 alunos da CERCICA mas também a um conjunto alargado de professores, formadores, monitores e a toda a comunidade no sentido de potenciar as excelentes oportunidades que as Tecnologias de Informação proporcionam para aumentar a autonomia pessoal do cidadão com deficiência. O centro funcionará numa sala de formação com equipamento informático e periféricos adaptados a problemas neuromotores, cognitivos e visuais e com software específico de comunicação facilitador da utilização dos equipamentos por todas as pessoas com deficiências e incapacidades. A formação, a cargo de técnicos da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), permitirá adquirir aprendizagens básicas de autonomia, formação inicial em TI para pessoas com necessidades educativas especiais na ótica do utilizador e formação contínua em TI de cidadãos ativos com deficiência. Face à informatização da sociedade, este projeto surge como um imperativo na promoção da qualidade de vida e da inclusão social das pessoas com deficiências apoiadas pela CERCICA. Uma missão que vai ao encontro dos objetivos da Fundação Vodafone Portugal: acelerar o desenvolvimento da Sociedade de Informação e combater a infoexclusão através de iniciativas de formação e de qualificação profissional no sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e do apoio a projetos especiais de integração social.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0