Cidadela de Cascais Art District já está aberta

Seis novas galerias de arte e outros tantos estúdios estão abertos desde 8 de março, constituindo um ponto de visita obrigatória em Cascais. O Cidadela Art District é o primeiro projeto europeu a aliar um hotel a um bairro das artes e a ter a primeira galeria de Raw Art do país. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, participou na inauguração desta mostra de arte permanente em pleno coração de Cascais.

Bruno Pereira, Duarte Amaral Neto, Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, Pedro Matos e Susana Anágua são os artistas escolhidos por Sandro Resende a quem está entregue a direção do Cidadela Art District (CAD).

Além das exposições simultâneas nas galerias – Raw Art, Viarco, Cinco, Magnética Magazine, Branco Editora & Biblioteca, Allarts – e estúdios, vão decorrer três concertos por ano e ainda várias intervenções artísticas noutras unidades do grupo hoteleiro. O objetivo é que a arte possa invadir todos os espaços desde a Pousada às muralhas da Fortaleza.

Entre as seis novas galerias está a primeira do país totalmente dedicada à Raw Art, também intitulada Arte Crua ou Arte Bruta. Esta é uma forma de expressão artística diferente, nascida das mãos de artistas cujo percurso é marcado pela doença, deficiência ou pertença a grupos de alguma forma marginalizados pela sociedade.

No Cidadela Art District será possível encontrar os artistas plásticos a trabalhar nos seis estúdios abertos (instalados nos antigos edifícios militares) ou em qualquer outro local da Pousada da Cidadela, que passa agora a designar-se Cidadela Historic Hotel & Art District. Além disso, o Grupo Pestana convidou os artistas a criarem seis quartos de autor na Pousada, num movimento a que chamaram Pousada Take Over. Quando disponíveis, estes quartos podem ser visitados mediante solicitação na receção. Por descobrir haverá também intervenções a cargo de artistas convidados, de carácter temporário, em todos os espaços da Pousada.

Para acompanhar os visitantes e ajudar a perceber melhor o significado da arte exposta, a Pousada coloca à disposição, a partir de 8 de março, um Art Concierge que poderá dar todas as explicações sobre os artistas, as obras, os locais e o calendário de exposições e eventos.
Artistas convidados para o Pousada Take Over:

- Cristina Lucas (ES)
-  José Maças de Carvalho (PT)
-  José Luís Neto (PT)
- Gabriela Albergaria (PT)
- Sandro Resende (PT)
- Luís Nobre (PT)
- Duarte Amaral Netto (PT)
- Paulo Arraiano (PT)
- Cláudia Clemente (PT)