CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Cidades Amigas das Crianças” | Apresentação pública do Programa em Cascais

Dulce Rocha, presidente Executiva do Instituto de Apoio à Criança, Laborinho Lúcio, juiz-Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Madalena Marçal Grilo, diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF, são alguns dos oradores que na próxima segunda-feira, 20 de março, a partir das 9h00, apresentam, no Centro Cultural de Cascais o programa “Cidades Amigas das Crianças”.

Cidade Amiga das Crianças  é: “Uma cidade, ou um sistema de administração local, empenhado em respeitar e implementar a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança (CDC). Uma cidade em que a voz, as necessidades, prioridades e direitos das crianças e jovens são parte integrante das decisões, políticas e programas públicos”, de acordo com a UNICEF.

A apresentação do programa em Cascais visa divulgar e apelar ao envolvimento da sociedade civil na elaboração de um Plano de Ação local baseado nos Direitos das Crianças (e suportado por um diagnóstico local) a ser entregue por Cascais ao Comité Português da UNICEF até junho.

Ao assinar o protocolo de adesão ao Programa da UNICEF em Dezembro último, Cascais iniciou, assim, a segunda fase de candidatura ao reconhecimento do município como Cidade Amiga das Crianças, o que decorrerá da apresentação concertada de um Plano de Ação Local para a Infância.

O envolvimento de todos na reflexão e construção deste Plano com os seus contributos, diferentes olhares e sugestões é um requisito fundamental. Para isso, este evento convoca os vários representantes da sociedade civil mais do que a conhecer o programa, a envolver-se ativamente através da sua participação no workshop previsto antes do encerramento da sessão.

A sessão é dirigida a representantes das escolas públicas, privadas e profissionais, da rede solidária, técnicos da autarquia, Segurança Social, GNR, Ministério Público, Tribunal de Família e de Menores, Hospital, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC), Cascais Ambiente, Juntas de Freguesia, ACES Cascais, FAP, PSP, Cascais Próxima, Cascais Envolvente, DNA, Associações, entre outros.

Esta iniciativa da Câmara Municipal constitui mais um avanço no cumprimento dos requisitos exigidos para o reconhecimento de Cascais como Município Amigo das Crianças.

PROGRAMA E ORADORES |

9h00 - Receção aos participantes

9h15 - Abertura

9h20 - Vídeo de abertura

9h25 - Carlos Carreiras | Presidente CMC

9h35 - Dulce Rocha | Presidente Executiva do Instituto de Apoio à Criança

9h55 - Laborinho Lúcio | Juiz-Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça

10h15 - Madalena Marçal Grilo | Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF

A Construção do Programa Cidade Amiga das Crianças em Cascais

10h30 - O Programa - operacionalização

Francisca Magano e Rosa Maria Coutinho

Coordenação do Programa, Comité Português para a UNICEF

10h45 - A Construção do Programa em Cascais

Miguel Arrobas | Coordenador do Programa

11h00 - Workshop de auscultação pública

Dinamizado pelo Mecanismo de Coordenação do Programa em Cascais

13h00 - Encerramento

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0