As Cidades Inteligentes e a Eficiência Energética discutidas em Cascais

A eficiência energética nas Cidades Inteligentes foi o tema do seminário que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, organizado pela empresa portuguesa Arquiled que está presente na iluminação pública de mais de 40 municípios portugueses e tem estabelecido parcerias com Cascais com o objetivo de aumentar a eficiência energética no concelho. " Smart Cities, a inteligência aplicadas às cidades" foi o painel onde o município de Cascais foi convidado a apresentar os projetos implementados no âmbito da iluminação pública, em que a inovação e a tecnologia aplicadas permitem ganhos no consumo energéticos na ordem de menos 85% na fatura a pagar pelo município.

De que forma a iluminação LED pode implementar um sistema de iluminação pública nas Smart Cities, foi a questão a que se procurou responder no 1º Seminário da Arquiled sobre o tema.

No discurso de boas-vindas que abriu o seminário, Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, destacou que “Cascais está apostar forte na nova economia das cidades”, através da criação de “um conjunto de oportunidades que melhoram a qualidade de vidas dos cascalenses, das empresas e de quem visita o concelho”.

Referindo o papel da inovação e das novas tecnologias na implementação de cidades mais inteligentes e mais “a favor das pessoas”, o autarca falou do empenho no cumprimento das metas ambientais, através de duas áreas fundamentais: a mobilidade urbana e a eficiência energética.

Na implementação de uma “Cidade Inteligente” e num plano de investimento a oito anos, “vão ser investidos em Cascais mil milhões de euros” informou Carlos Carreiras, acrescentando que parte desse investimento é feito por empresas que vêm testar em Cascais as novas soluções tecnológicas nas áreas da mobilidade e energia: “ Somos um território aberto à inovação e queremos ser o laboratório onde as empresas possam fazer experiências nas novas soluções tecnológicas que melhorem a vida da comunidade”, disse o presidente da Câmara de Cascais.

No paradigma das Smart Cities, o que é que tem sido feito em Cascais para aumentar a eficiência energética, nomeadamente na iluminação pública?

Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara de Cascais, referiu como exemplo o projeto de iluminação do Paredão e da ciclovia do Guincho: “O sistema agora instalado permite comandar as luminárias a nível de intensidade e de funcionamento só com um computador ou smartphone e ajusta-lo ao nível de utilização do espaço e aos horários, facilitando o ligar/desligar e a substituição/reparação imediata quando ocorra alguma anomalia” explicou o vereador, acrescentando que este sistema inovador permite poupar 85% na fatura energética do município.

“ A iluminação pública por LED permitiu aos municípios portugueses uma poupança anual de 10 milhões de euros e à emissão de menos 20 mil toneladas de CO2, o que equivale à retirada de 12.000 veículos das estradas portuguesas” afirmou Miguel Allen de Lima, CEO da Arquiled.

Destacando Cascais como um exemplo no âmbito das Smart Cities a nível nacional e internacional, o gestor referiu, ainda, que a substituição da iluminação pública por LED permite eliminar o mercúrio utilizado em larga escala, o que não é só interessante do “ponto de vista económico, mas, também na ajuda que dá aos municípios no cumprimento dos objetivos climáticos estabelecidos a nível global”. PL