“Com3Paço” vence 5.ª edição do concurso/exposição de escultura ArteMar Estoril

Maria Ferreira, Beatriz Palma e Maria Lourenço foram as grandes vencedoras da quinta edição do ArteMar Estoril com a obra “Com3Paço”, levando para casa o prémio do júri, no valor de 15.000 euros. A Nuno Malato, autor da obra mais votada pelo público – “Emergência das Almas”, foi atribuído um prémio no valor de 2.500 euros.

Depois de cerca de um mês em exposição no Passeio Marítimo Cascais-Estoril, em que as 11 obras concorrentes puderam ser apreciadas tendo o mar como pano de fundo, chegou ao fim o concurso/exposição ArteMar Estoril 2013. A cerimónia de encerramento da quinta edição do concurso teve lugar no passado dia 15 de junho, no Farol Museu de Santa Marta, altura em que foram revelados os vencedores do maior concurso de escultura existente a nível nacional.

“O ArteMar tem vindo a revelar-se uma excelente iniciativa que alia a arte aos elementos marítimos e procura, sobretudo, sensibilizar toda a população. Além disso tem contribuído para incentivar à criação artística com preocupações ambientais”, referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Autoras da obra “Com3Paço”, que mereceu mais votos do júri, Maria Ferreira, Beatriz Palma e Maria Lourenço mostraram-se orgulhosas do seu projeto e revelaram: “este prémio servirá para investir na nossa formação e fazer uma viagem”. Além disso, vão ainda poder contar com outros motivos de satisfação, pois a imagem da sua obra vai ainda ser vista por milhares de pessoas nos próximos meses. Fruto da parceira desta edição do ArteMar com a CP – Comboios de Portugal, a obra vencedora ganhou o direito de decorar uma carruagem, que circulará na linha de Cascais em breve.

Na categoria “Prémio do público”, a obra mais votada foi “Emergência das Almas”, da autoria de Nuno Malato que, por isso, ganhou um prémio no valor de 2.500 euros. Inspiradora a vaga de garrafas, conquistou os milhares de visitantes do Passeio marítimo Cascais-Estoril.

Instituído pela Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, o Artemar Estoril é um concurso/exposição de escultura ao ar livre, que visa distinguir obras de elevada qualidade estética e forte componente ecológica, construídas com materiais retirados do mar ou que o representem simbolicamente.

A iniciativa pretende contribuir para desenvolver a região do Estoril através da dinamização do Passeio Marítimo e das praias do Concelho, sensibilizando os visitantes para as questões ambientais relacionadas com o mar, de forma a promover a proteção dos recursos marítimos.