Comemorações 50º aniversário do Liceu de S.João/Escola Secundária de São João do Estoril

Carlos Carreiras pediu que os arquivos do Liceu de S. João sejam disponibilizados ao Arquivo Municipal porque a "memória vale por aquilo que reforça a nossa identidade".

O presidente da Câmara Municipal de Cascais recordou hoje, na abertura das comemorações do 50ª aniversário do Liceu de S. João/Escola Secundária de São João do Estoril, que este foi o primeiro liceu público em Cascais, numa altura em que “não havia o Inverno demográfico atual mas havia poucos que tinham acesso ao ensino”.

“Há 50 anos, a escola pública não estava suficientemente forte e, com isso, não criava oportunidade para todos os cidadãos poderem cumprir os seus desejos de felicidade”, afirmou Carlos Carreiras, destacando: “Valorizo, e muito, todos aqueles que tiveram a nobre função de ajudar a passar e a partilhar conhecimento com os alunos que foram por aqui passando, nomeadamente os professores que ao longo destes 50 anos foram formando alunos e cidadãos”.

O presidente da autarquia considerou que se deve “celebrar a data, mas ao mesmo tempo ter a consciência de que ainda muito está por fazer."

De acordo com Carlos Carreiras, não há melhor forma de celebrar estes 50 anos do que projetar os próximos anos, pelo que pediu que os arquivos do liceu fossem disponibilizados ao arquivo municipal, pois a "memória vale por aquilo que reforça a nossa identidade".

Na ocasião, salientou a importância de estabelecer um diálogo intergeracional para se preservar essa mesma identidade.

Na abertura da cerimónia, o Diretor do Agrupamento, José Loureiro, falou do “tempos difíceis e de mudança” quando se efetuou em 2010 a união de agrupamentos de escolas secundárias, porque "cada escola tem uma identidade própria".

"O caminho tem sido efetuado com muito empenho e profissionalismo por todos os funcionários, docentes e todos os envolvidos" o que tem conduzido a "resultados académicos de mérito", disse, acrescentando ser “fundamental manter o prestígio conquistado com empenho e dedicação por todos os que aqui passaram ao longo das últimas cinco décadas".

Este responsável homenageou e agradeceu à Drª Maria Pereira, uma profissional marcante no percurso daquela escola, que ali lecionou desde a sua abertura, em 1958, até 1998. A professora, hoje com 93 anos, esteve presente na cerimónia, mas foi a sua filha que discursou em seu nome, agradecendo a homenagem.

Por seu lado, o presidente do Conselho Geral, António Padeira, celebrou o ambiente que se vivia e vive naquela escola: "ambiente de grande dinamismo, marcado pelo empenho dos professores para com os alunos". Realçou "os valores que estão impressos nos projetos educativos presentes na comunidade: a tolerância, a autonomia, a liberdade ou responsabilidade, o respeito por si e pelo outro, a solidariedade".

"Temos o dever de manter a memória destes 50 anos e de a projetar nos anos que se avizinham", concluiu.

"O Liceu de S. João é uma referência do ensino no nosso concelho", reafirmou o presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares. "É talvez uma das escolas mais procuradas para o ensino secundário em Cascais".

Por seu lado, o Vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida, garantiu que a autarquia “estará sempre disponível" para colaborar com esta escola e disse que as duas instituições tem tido uma colaboração muito positiva . M.D.A.