CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comunidade Judaica celebra Chanukah em Cascais

Já é o sexto ano que o concelho celebra publicamente esta data especial da comunidade judaica.
Ao fim do dia 6 de dezembro, já depois do pôr-do-sol, cerca de 130 pessoas juntaram-se na Baía de Cascais para celebrar mais um dos dias do Festival das Luzes, o Chanukah. Em 2018, o Chanukah é celebrado entre o dia 2 e 10 de dezembro. Por cada dia é acendida uma vela a óleo que fica acesa como símbolo do triunfo da luz sobre a escuridão.
 
O diretor da Casa Chabad, Rabino Eli Rosenfeld, explicou-nos o significado desta data especial da comunidade judaica: “Chanukah, o Festival das Luzes, celebra um ato milagroso que aconteceu numa altura histórica em Jerusalém. Todos os anos relembramos o milagre especial em que um pouco de óleo durou oito dias e vimos celebrá-lo ao acender uma Menorah especial, que simboliza a luz e a força da nossa fé”. O Rabino Eli Rosenfeld acrescentou ainda que esta data “celebra a liberdade, a esperança, a habilidade de retermos a nossa identidade e de termos orgulho em quem somos” identificando que “Cascais também é assim, representa muitas culturas diferentes que vivem em conjunto e em harmonia e com respeito e dignidade umas pelas outras”. 
O diretor da Casa Chabad deixou ainda uma mensagem a todos os munícipes de Cascais: “Eu quero oferecer os meus melhores desejos e a benção a todos os presidentes de Cascais e a todo o município. Que tenham saúde, felicidade, e muita luz nas vossas vidas.  “ 
 
Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, celebrar o Chanukah já “é o cumprir de uma tradição, há vários anos que temos esta celebração judaica aqui na Baía de Cascais com o Menorah mais próximo do oceano atlântico”. O presidente destacou que “esta é uma forma de demonstrarmos que somos uma comunidade aberta a outras culturas e religiões cumprindo também a nossa identidade judaico cristã. Acima de tudo, aqui podemos encontrar-nos com os  amigos judeus e partilharmos com eles um momento que para eles tem muito significado.” Carlos Carreiras adiantou ainda que “para o ano cá estaremos mas com uma dupla cerimónia, aqui no centro e na Casa Chabad na Guia, onde já começámos a intervir” salientado ainda que “vai ser mais um grande momento para Cascais”. 
 
FMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0