CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Concurso de Ideias de arquitetura desafia criatividade jovem em Cascais

Onde está o talento dos jovens arquitetos? No ano em que é Capital Europeia da Juventude Cascais lança-se na busca de talentos. À semelhança do que vem sucedendo em locais como Londres ou Nova Iorque, a partir de hoje, 14 de maio de 2018, até 13 de julho estão abertas candidaturas para o Concurso Internacional de Ideias para a criação de um “Sommer Pavilion”. O júri será presidido por Philippe Starck, designer francês radicado em Cascais.
Sob o tema “Água”, o concurso é promovido pela Câmara Municipal de Cascais e conta com a assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS). O objetivo é selecionar uma ideia para uma intervenção efémera de arquitetura no Jardim Costa Pinto, conhecido localmente como Jardim da Parada, ao lado da Casa Sommer, no centro histórico de Cascais. A presidir ao júri estará Philippe Starck, designer francês mundialmente reconhecido que escolheu Cascais para residir e que considera os portugueses como “o povo mais amável do mundo”.
 
Lançado no contexto da Cascais Capital Europeia da Juventude 2018 o Concurso de Ideias vem promover a visibilidade da produção arquitetónica jovem.  Traduzindo-se num prémio de 15.000 euros para os seus autores, a ideia vencedora será construída pela Câmara Municipal de Cascais para ficar patente entre agosto e outubro de 2018 neste espaço público de Cascais.
 
As propostas serão livres em forma e materialidade, mas devem apresentar uma ideia sobre o tema “água”, elemento desde sempre presente no Jardim da Parada.
 
Serão valorizadas ideias de experimentação e interação com o espaço público e com a comunidade e um conceito de programa curatorial.
 
Júri: Philippe Starck, munícipe em Cascais (presidente), presidente do Conselho dos Arquitetos da Europa, presidente da Associação Europeia de Escolas de Arquitetura, diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, dois jovens arquitetos, e vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais.
  
Critérios de seleção:
- Inovação e originalidade na abordagem ao tema “Água”: 40 %
- Integração no lugar e capacidade de interagir com a dinâmica do espaço público: 30 %
- Exequibilidade, sustentabilidade e adequabilidade do processo construtivo: 20 %
- Proposta de curadoria para o Sommer Pavilion: 10 %
 
Prémio: € 15 000,00
 
Submeter propostas aqui
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais