Conferências do Estoril debatem as migrações em dia dedicado à juventude

“Os académicos levam as Conferências ao Mundo e trazem o mundo às Conferências”. Assim se referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, à importância das parcerias que tornam possível as Conferências do Estoril evento que decorre até dia 31 de maio no Centro de Congressos do Estoril. Centradas no tema “Migração global: “deixando a casa num mundo globalizado”, a quinta edição das CE visa chamar a atenção para um problema que é de todos: “refugiados, migrantes, chamem-lhe o que quiserem, são homens e mulheres como nós”, acentuou Carlos Carreiras.
Carlos Carreiras apresentou ainda a mensagem enviada pelo Papa Francisco que saúda a organizaçao das CE.

A cerimónia oficial de abertura das Conferências do Estoril contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou ser “preciso apostar no desenvolvimento económico, social e cultural dos países de onde vêm os migrantes de uma forma estrutural: É preciso ir à raiz, à causa dos migrantes e afirmar os princípios europeus”. Acreditando que “esta é uma luta cultural”, o Presidente da República reforçou ainda que “é  importante lutar contra as ameaças vindas de fora, mas é muito mais importante não ceder à tentação de ser securitário  e sacrificar a democracia”.

Como vem sendo tradição, o primeiro dia das CE é sempre dedicado à Juventude. Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, foi o responsável por inaugurar a Cimeira da Juventude e aproveitou para salientar que “o futuro da Europa será decidido pelas gerações futuras, porque têm algo que as une: vivem na mesma época”. Para Carlos Moedas é esta geração que vai moldar o futuro e que o que falta à Europa é ligar a ciência e trabalhar em conjunto para resolver os problemas. O Comissário Europeu destacou ainda que os jovens vivem num momento extraordinário e cheio de oportunidades, mas que é preciso não dar tudo como adquirido e estar atento ao destino da Europa.

O primeiro dia das Conferências do Estoril fica ainda marcado pela intervenção de Rajendra Pachauri, Prémio Nobel da Paz 2007, que realçou a importância de lutar contra as alterações climáticas: “Façam pressão sobre os líderes mundiais. Os jovens têm a força da persuasão e esse é um poder inimaginável. Levantem os braços os que estão dispostos a aderir ao Movimento Pop. Referindo-se a Portugal como um dos países mais vulneráveis devido à extensão da costa, Pachauri apontou a subida do nível do mar como um dos efeitos inevitáveis do aquecimento global.

Rajendra Pachauri voltou a intervir no painel “O Poder dos Prémios Nobel” onde, em conjunto com Bernard Kouchner (Fundador dos Médicos Sem Fronteiras, Prémio Nobel da Paz 1999), José Ramos Horta (Prémio Nobel da Paz 1996 e Antigo Presidente da República de Timor-Leste) e Jody Williams (Prémio Nobel da Paz 1997, Presidente da Nobel Women’s Initiative, nos Estados Unidos), foi discutida a atualidade, os desafios do futuro e o papel dos vencedores deste prémio na promoção da mudança.

O discurso mais emocionado e aclamado foi o de Fareeda Khalaf, “a rapariga que venceu o Estado Islâmico”, título do livro no qual conta as atrocidades que viveu aos 19 anos quando combatentes do Estado Islâmico atacaram e saquearam a sua aldeia, no Norte do Iraque, perto da Síria. O público aplaudiu Fareeda Khalaf, após o apelo da iraquiana para que a comunidade internacional aja contra as ações cruéis executadas pelo Estado Islâmico. “As pessoas são boas, mas são influenciadas pelo ambiente que as rodeia, isso é que faz com que acabem por se tornar terroristas”, afirmou.

Também o espaço lusófono esteve em destaque nas Conferências do Estoril. Carlos Carreiras (Presidente da Câmara Municipal de Cascais), Hélder Vaz (Antigo Diretor Executivo da CPLP) e Mário da Graça Machungo (Antigo Primeiro Ministro de Moçambique) debateram a importância do espaço lusófono enquanto exemplo distinto de cooperação mútua.

Amanhã, dia 30 de maio, a reflexão vai centrar-se em torno da migração fora de uma conjuntura de crise. Edward Snowden, ativista norte-americano e antigo colaborador da CIA e NSA, através de videoconferência, é o grande destaque do dia.

Realce ainda para o painel que abordará os desafios urgentes do pluralismo e da migração global, que conta com a participação de Demetrios Papademetriou, Presidente Emérito do Migration Policy Institute, e para a participação de Nigel Farage, membro do Parlamento Europeu num debate sobre as pressões que a Europa enfrenta no contexto das atuais realidades políticas.

As Conferências do Estoril, hoje na sua 5ª edição, são um palco de debate entre os maiores pensadores de todo o mundo, centrado nos problemas inerentes à globalização. As Conferências do Estoril são organizadas pelo Estoril Institute for Global Dialogue, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa. De 29 a 31 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.