Reunião de segurança e organização antecipa Festas do Mar

Cascais é um concelho seguro mas não descura a prevenção.

Na Câmara Municipal de Cascais realizou-se hoje uma reunião que juntou as várias forças e entidades que organizam as Festas do Mar. O objetivo desta reunião foi de analisar a situação de segurança no âmbito deste evento que decorre, entre os dias 17 e 26, porque mesmo sendo um concelho seguro Cascais não descura a prevenção.

A coordenadora da Proteção Civil, Maria do Céu Garcia, considera que a “perceção geral de que Portugal e o concelho de Cascais são seguros coincidem com os dados estatísticos sobre a criminalidade, mesmo que tenha havido um grande crescimento do turismo”.

Cascais dispõe agora de um Centro de Controle (C3), plataforma operacional que integra toda a informação relativa ao concelho - da proteção civil à mobilidade - e que ajudará a autarquia e as forças de segurança a gerirem os seus serviços no quotidiano.

Este centro de coordenação e controlo integra informações relativas à segurança das pessoas e à gestão do mobiliário urbano, desde a energia aos caixotes de lixo, passando pelos engarrafamentos de trânsito ou sinais de trânsito nas ruas.

Todos os anos, meio milhão de pessoas desloca-se a Cascais para assistir aos 10 dias de concertos das Festas do Mar. De entrada livre, as festas oferecem grande animação em plena Baía de Cascais. Sempre a partir das 20h30, os concertos convidam a uma noite diferente com o Atlântico como pano de fundo. Em torno do palco uma forte animação eletriza a Baía, com vários conceitos de Street Food a complementar a oferta gastronómica dos muitos restaurantes de Cascais. Mas há também muito artesanato e outras ofertas.

“Venham com a família, com amigos, sozinhos…, mas venham e aproveitem!” O desafio é do responsável pelas Festas do Mar, Bernardo Corrêa de Barros, que acrescenta: “podem ver os concertos até da água”.

No último dia, que terminará com fogo-de-artifício, a festa é também popular, com a Procissão por terra e mar em honra de Nossa Senhora dos Navegantes (às 15h00). S.R.S.