Conselho Municipal de Segurança faz balanço do ano

No Conselho Municipal de Segurança de Cascais, Carlos Carreiras, presidente da Câmara anunciou para breve “um novo Centro de Comando de Cascais, em Carrascal de Alvide, que albergará o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Policia Municipal e Fiscalização”.

No Conselho Municipal de Segurança, que reuniu na manhã de sexta-feira, (30/11/2018), no Museu Condes Castro Guimarães, o presidente da Câmara Carlos Carreiras para além de ter comunicado estar para breve o aparecimento do novo Centro de Comando de Cascais, anunciou ainda, para o primeiro trimestre de 2019, a conclusão da “nova Sede Distrital da PSP em Cascais” bem como a instalação no Aeródromo de Tires da PSP e do SEF-Serviços de Estrangeiros e Fronteiras”, neste caso para “criar uma dinâmica e desenvolvimento do território onde se insere”.

Maria do Céu Garcia, coordenadora da proteção civil de Cascais, naquele que foi o seu último Conselho Municipal de Segurança - já que irá abraçar novos desafios, nomeadamente no Aeródromo de Tires, através da Cascais Dinâmica -, salientou que “Cascais pode dormir descansado”. A agora ex-coordenadora garante que “está tudo perfeitamente controlado, os polícias interagem e cooperam num objetivo comum”.

“O único dado que me preocupa continua a ser o aumento da violência doméstica, que nos deve preocupar a todos enquanto sociedade. E também a condução sob o efeito do álcool, ambos têm vindo a aumentar consideravelmente no concelho. Continua-se a consumir muito álcool, mas isso é uma questão de civilidade, é uma questão de boas práticas e também de fiscalização e de repressão que temos que fazer no terreno”, acrescentou Maria do Céu Garcia.

Para apresentar e analisar a situação em matéria de criminalidade e segurança estiveram presentes várias entidades: Polícia Marítima; Guarda Nacional Republicana: destacamento de Sintra (dados relativos a Alcabideche), Destacamento de Trânsito de Carcavelos; Polícia de Segurança Pública; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Polícia Municipal de Cascais.

“Temos conseguido cumprir escrupulosamente as orientações, quer a nível do Conselho Municipal de Segurança, quer da proteção Civil”, afirmou Carlos Carreiras na abertura dos trabalhos.

Para a tenente Inês Cabaça, em representação da GNR de Sintra, referindo-se a dados de Alcabideche, o “aumento de casos de violência doméstica, que passou de 90 em 2017 para 140 em 2018, é preocupante”. Sobre a violência no namoro, Inês Cabaça, que disse ser “um crime que está cada vez mais atual”, defendeu ser “importante, uma melhor e maior intervenção junto dos mais novos, para os sensibilizar”.

“A condução sob o efeito de álcool é preocupante e tem vindo a aumentar em todo o concelho”, referiu, por seu lado, o responsável local do destacamento de trânsito da GNR, sargento Gomes, no que foi secundado pelo responsável da PSP, Francisco Alves, comandante ajunto da área metropolitana de Cascais, que também revelou terem sido detetadas mais pessoas a conduzir sob a influência do álcool.

Quanto à sinistralidade automóvel houve uma diminuição de acidentes, “mas um aumento de feridos graves e de mortes, justificado pelo aumento de tráfego automóvel, nomeadamente na A5 e por desrespeito às regras de segurança e de condução” salientaram.

Um dos objetivos do Destacamento de Trânsito será o aumento de formação para melhorar o serviço ao cidadão, promover algumas campanhas de sensibilização junto dos condutores e aumentar a qualidade e o nível de patrulhamento rodoviário no concelho de Cascais.

O representante da Polícia Marítima de Cascais, chefe Fernandes revelou que “Cascais é o único concelho com o qual a Capitania realiza a época balnear na sua totalidade e que este ano há registar uma morte por afogamento durante a época, na Praia de Carcavelos. Registaram-se 147 salvamentos só no concelho de Cascais, através de nadadores-salvadores e estações salva-vidas”.

O representante da Polícia Municipal, Rui Martins, chefe de divisão, considerou que esta força está bem equipada com meios materiais, dispõe de todos os veículos operacionais, e conta com 67 agentes efetivos no terreno. AQ