Crónica de viagens “Memórias da Linha de Cascais”

Com sabor a crónica de viagens “Memórias da Linha de Cascais”, de Maria Archer e Branca Gonta Colaço é uma obra de referência acerca da história dos concelhos de Cascais e Oeiras. Editada pela primeira vez em 1943, ainda hoje continua a cativar quem o lê pelo que o regresso às livrarias era há muito aguardado. Assegurada pelas Câmaras Municipais de Cascais e Oeiras e pela Parceria A. M. Pereira, a reedição é apresentada no âmbito da Semana do Município, dia 9 de junho, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Colaboração entre municípios e editora trazem de volta às bancas obra muito procurada

Agora em versão ilustrada, o que permite ampliar o potencial do texto esta será a terceira edição de “Memórias da Linha de Cascais” contando com anotações pontuais e a reprodução de imagens e documentos de época.

Em 1943, quando a Parceria A. M. Pereira editou, pela primeira vez, “Memórias da Linha de Cascais”, da autoria de Maria Archer e de Branca da Gonta Colaço, dificilmente se poderia antever que, por enfatizar aquilo que o escritor francês Michel Butor definiu como o espírito do lugar, a obra cativaria tantas gerações de leitores interessados em conhecer a história desta região.

Numa época em que a literatura de viagens era, tal como hoje, muito procurada, o livro rapidamente se esgotou, pelo que, em 1999, os municípios de Cascais e de Oeiras se associaram para a produção de uma edição fac-similada que, repetindo o sucesso da primeira tiragem, depressa deixou de estar disponível para aquisição.

Agora a obra volta a estar disponível evocando o gosto pelas viagens num paraíso aqui tão perto: a Linha de Cascais.