"Cuidamos da sua Saúde" | Campanha sensibiliza banhistas para cuidados na exposição ao sol

Carcavelos conheceu hoje uma manhã de sol muito animada. Para alertar para a necessidade de uma exposição ao sol cuidada, única forma de tirar partido dos benefícios do astro-rei deixando de lado o risco de eventuais lesões, a Câmara Municipal de Cascais e o Hospital de Cascais uniram esforços. Sábado, das 10h30 às 17h00, em Carcavelos, continua a sensibilização com distribuição de cartões com cuidados a ter em conta, batons com proteção solar e demonstrações de suporte básico de vida pediátrico.
No âmbito da Estratégia de Promoção de Saúde das duas entidades, a iniciativa serviu para lançar a campanha “Cuidamos da sua Saúde” e contou com a ajuda do ator de S. João do Estoril, Miguel Ruivo, o Guga da série “Massa Fresca” da TVI e dos voluntários do Programa Municipal de Voluntariado Jovem “Maré Viva”. “É importante que os jovens se apercebam da importância de se protegerem do sol. Eu sou muito branquinho e já sei que tenho de ter cuidado”, manifestou Miguel Ruivo, que todos os finais de tarde é seguido no pequeno ecrã pelos milhares de fãs da série “Massa Fresca”. E se na série “Guga” está indeciso entre dois amores, na praia não tem dúvidas quanto à necessidade da proteção do sol: “Protejam-se e aproveitem o melhor que o sol tem para dar. Isso implica não apanhar sol às horas de maior calor, por protetor solar e beber líquidos”.

Para chamar a atenção de quem já estava na praia, “Guga”, acompanhado pelos "Marezinhas", caminhou pelo areal distribuindo um cartão com os principais cuidados a recordar quando é hora de estar ao sol e também um batom com fator de proteção solar.

Ao mesmo tempo, no Paredão, a equipa de enfermagem do Hospital de Cascais, demonstrava quais os principais cuidados de suporte de vida pediátrico a ter em conta. “No Hospital de Cascais mais do que tratar doenças, cuidamos de pessoas. E é isso que vamos fazer nesta ação conjunta com a Câmara Municipal de Cascais, a quem agradeço toda a disponibilidade e envolvimento”, destacou Vasco Antunes Pereira, presidente do Hospital de Cascais. “Viemos aqui dar conselhos aos veraneantes sobre a melhor forma de aproveitar o verão com saúde, mas igualmente para dotar o maior número de pessoas possível de noções básicas de como podem socorrer uma criança antes da chegada de socorro apropriado, com dois workshops em cada dia”, acrescentou.

Satisfeitos os banhistas colocaram questões e marcaram presença ao início da manhã (10h30) e ao final da tarde (16h30) nas duas demonstrações que se repetem no sábado, igualmente no paredão, junto ao posto “Maré Viva” da Praia de Carcavelos.

“Cascais é Capital Europeia da Juventude 2018 e os jovens são o nosso futuro e é bom que saibam proteger-se dos efeitos nocivos do sol”, recordou Miguel Arrobas, Diretor Municipal da Coesão e Capacitação Social na Câmara de Cascais. “Nesta ação, que se enquadra na Estratégia Municipal de Promoção da Saúde, conseguimos levar mais longe a mensagem com a ajuda dos nossos jovens – o Miguel, que é reconhecido pelos fãs- e também os nossos voluntários que todos os dias, durante o verão, cumprem uma missão muito importante nas praias do concelho”.