Cursos de Mandarim na Escola Secundária Fernando Lopes Graça

Proposta do Plano Estratégico Educativo Municipal “Ser Cascalense, Ser Global” estabelece a importância do ensino bilingue.

A Câmara Municipal de Cascais estabeleceu no sábado um protocolo de colaboração com o Agrupamento das Escolas da Parede e a Associação para a Promoção de Ensino das Línguas Chinesa e Portuguesa no âmbito do Plano Estratégico Educativo Municipal sob a proposta “Ser Cascalense, Ser Global”, que estabelece a importância do ensino bilingue.

A cerimónia, muito concorrida, decorreu na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, situada na Freguesia de Carcavelos e Parede, na presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Carlos Carreiras enalteceu os promotores da iniciativa e destacou o sentido de inclusão partilhado harmoniosamente, desde sempre, pelos cascalenses, para com todas as nacionalidades e culturas que escolheram o concelho para viver e trabalhar.

A Escola Chinesa de Lisboa é atualmente a maior escola de língua chinesa em Portugal, a mais antiga e com um sistema de funcionamento regular aos sábados e em horário pós-laboral.

São destinatários do curso de Mandarim crianças e adultos portugueses e chineses ou de outras nacionalidades que pretendam desenvolver conhecimentos e aptidões no domínio linguístico da língua chinesa (mandarim) e ampliar os seus conhecimentos acerca da cultura,

Os alunos da escola podem realizar um exame oficial de proficiência de mandarim - HANYU KOUYU SHUIPING CESHI, Este exame é reconhecido mundialmente e corresponde a uma avaliação oral de mandarim.

Para além dos cursos de Mandarim, a Escola Chinesa pretende implementar atividades culturais e desportivas, tais como cursos de pintura tradicional chinesa, caligrafia chinesa, artes manuais tradicionais chinesas, artes marciais chinesas, dança tradicional chinesa e ainda um coro (de sobretudo canções tradicionais chinesas, mas também portuguesas ou inglesas).

As aulas de Mandarim serão ministradas nas instalações da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, em horário pós-escolar e durante os fins-de-semana e feriados. S.RS.

Inscrições e informações:

Escola Sec. Fernando Lopes Graça

Email: conselho.executivo@aeparede.edu.pt

Escola Chinesa de Lisboa

Email: escolachinesa@hotmail.com

Aulas em horário pós laboral e aos sábados.