Dia de festa no Bairro do Zambujal | Requalificação Espaços Lúdicos

O Bairro do Zambujal, na Freguesia de São Domingos de Rana, está dotado de novas infraestruturas de lazer. Um novo parque infantil, uma zona de merendas e um renovado campo de jogos foram inaugurados no Dia Nacional de Cabo Verde, 8 de julho, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

O sábado foi de festa para os moradores do Bairro do Zambujal. Vizinhos e amigos de todas as idades juntaram-se para celebrar o Dia Nacional de Cabo Verde.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde realçou o afeto com que Cascais acolhe a comunidade caboverdiana. “Os caboverdianos sentem-se totalmente integrados no município. Vejo um ambiente de muita festa e de muita alegria e eu também sinto uma grande alegria pela nossa comunidade. A isto se deve o trabalho de coração, sério e responsável do senhor presidente da Câmara para com esta comunidade”, disse Luís Filipe Tavares.

O presidente da Câmara de Cascais felicitou a comunidade caboverdiana pela comemoração do Dia Nacional de Cabo Verde. “A comunidade caboverdiana tem contribuído para o crescimento de Portugal e está bem integrada no concelho de Cascais. Por isso, gostaria de transmitir aos caboverdianos uma palavra de agradecimento e de conforto pela forma como nos têm ajudado a crescer”, realçou Carlos Carreiras acrescentando que “hoje é um dia importante para Cabo Verde e sendo um país nosso irmão é também um dia importante para Portugal”. O presidente salientou a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, assegurando  que “é uma honra ter aqui um grande amigo que já me recebeu muitas vezes em Cabo Verde e agora tenho o privilégio de o receber na minha terra”.

As obras de requalificação no Bairro do Zambujal implicaram a preservação do bosque existente, a recuperação do campo de jogos do bairro, a construção de um parque infantil e de uma zona de merendas com mesas e churrasqueiras de uso comunitário e a recuperação de mobiliário urbano.

Isabel Barros, que vive no Zambujal há 10 anos disse, emocionada, que “hoje é um grande dia. As novas infraestruturas vêm trazer muita alegria.” Catarina Monteiro, que aqui vive há 17 anos, realçou a importância de o bairro estar agora mais bonito.

Os jovens Dani Duarte e Ruben de Brito estão a postos para utilizarem o renovado campo de jogos. “É a melhor coisa que poderia ter acontecido. O campo de jogos tira os jovens de casa, das redes sociais”, adiantou Dani Duarte, acrescentando que o campo de jogos traz as recordações da adolescência quando ali passava muito tempo a praticar desporto. Ruben de Brito destacou que as novas obras no bairro são também "bastantes importantes a nível da inclusão.”

As celebrações do Dia Nacional de Cabo Verde seguiram pelo dia fora com um almoço típico para toda a comunidade, música e danças com grupos musicais de outros bairros, que se juntaram à festa.