Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza | Cascais recebe prémio

No Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza que se comemora a 17 de outubro, realizou-se, pela primeira vez em Cascais, no Centro Cultural, a Assembleia da CD-ARICD Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – Associação de Municípios.

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, da qual Cascais faz parte, conta com 15 membros que hoje reuniram no Centro Cultural de Cascais e tem como objetivo a articulação de estratégias e ações de modo a tornar mais eficazes, eficientes e sustentáveis as ações de cooperação para o desenvolvimento e as iniciativas de educação para a cidadania global que os municípios desenvolvem, no sentido de combater a pobreza, as desigualdades e a exclusão social.

“ Cascais tem-se posicionado perante os cidadãos como um concelho que se dedica à qualidade de vida acima de tudo (… ) nesse sentido Cascais faz parte desta Rede Intermunicipal, tendo assumido o desafio de se comprometer com os objetivos de desenvolvimento sustentável veiculado pela Organização das Nações Unidas”, referiu Ricardo Baptista Leite, Vereador da Câmara de Cascais, presente na Assembleia da CD-ARICD. “ O combate à pobreza significa o combate das desigualdades no sentido mais lato, para garantir a todos o acesso à saúde, à educação e ao emprego, de forma a garantir que aqueles que estão em condições económicas mais desfavoráveis possam almejar subir na escada social “ acrescentou o vereador. Sublinhou, ainda que “combater a pobreza é o objetivo subjacente a todos os outros, através de um desenvolvimento sustentável que é o único que garante qualidade de vida para todos os cidadãos” e que “é para isso” que se trabalha em Cascais, disse.

Sobre a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento |  A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento foi criada no âmbito do projeto “Redes para o desenvolvimento – da geminação a uma cooperação mais eficiente”, promovido pela ONGD Instituto Marquês de Valle Flôr, e foi formalizada a 15 de março de 2013.  Esta Rede tem o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e é constituída por quinze câmaras municipais: Amadora; Arraiolos; Cascais; Faro; Grândola; Loures; Maia; Marinha Grande; Miranda do Corvo; Moita; Odivelas; Oeiras; Palmela; Seixal; Setúbal. O projeto tem como objetivo o reforço do papel das autarquias locais enquanto agentes ativos de Educação para o Desenvolvimento (ED) e de cooperação para o desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), através da linha de cofinanciamento para projetos de ED.