É desta vez, João Sousa

O sorteio realizado esta tarde permite que haja fortes esperanças do português João Sousa seguir em frente na quarta edição do Millennium Estoril Open, que se disputa no Clube de Ténis do Estoril e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

O nosso melhor tenista de sempre pode quebrar a tradição e ganhar o seu primeiro encontro perante milhares de espetadores, defrontando o russo Daniil Medvedev, nº 48 mundial e que tem poucas credenciais em terra batida.

O duelo entre Sousa e Medvedev terá lugar, em princípio, na terça-feira, no feriado nacional de 1 de maio.

Os argumentos para Sousa (nº 67 ATP), levar de vencida o seu opositor assentam na regularidade e consistência num desfecho que poderá sorrir ao campeão português que nas superfícies lentas se sente mais adaptado que o adversário, mais habituado a pisos rápidos, onde já deu mostras ao ganhar o torneio de Sydney este ano.

De resto, o sorteio de hoje não foi muito feliz para os portugueses. O nº 2 nacional Gastão Elias (111º ATP) vai

medir forças com o prodígio australiano Alex Minaur (114º), que aos 19 anos já foi chamado à Seleção da Taça Davis. É uma das revelações do circuito esta temporada.

Pedro Sousa (118º), que acabou por ter entrada direta, terá um opositor bastante experiente. Trata-se de francês Gilles Simon, antigo nº 6 mundial, que aos 33 anos ainda é capaz de produzir bom ténis, apesar de figurar na 70ª posição na lista mundial. Tem 13 títulos na carreira.

Por fim, Frederico Silva recebeu um convite por parte da organização, mas terá de esperar pela conclusão da fase de qualificação, pois irá defrontar um qualifier.

Dos jogos marcados para hoje nenhum chegou a ser concluído devido à intensa chuva e para domingo a jornada tem início a partir das 11 horas.

Na primeira ronda de qualificação estão envolvidos os portugueses João Domingues, Francisco Cabral, João Monteiro, Fred Gil e Tiago Cação.

Texto de Norberto Santos