"Em Voz Alta - os nossos Poetas" a partir de 19 de janeiro na Casa Sommer

A Fundação Dom Luís I junta-se, pelo segundo ano consecutivo, aos Artistas Unidos, para celebrar a obra de grandes poetas nacionais. A programação de Em Voz Alta, os nossos Poetas em 2019 inicia-se com a leitura, por Manuel Wiborg e Luís Lucas, de poemas selecionados da Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, lançada em 1966.

Relembre-se que este conjunto de poesias recolhidas por Natália Correia foram então objeto de censura e apreensão e matéria de julgamento da poeta em Tribunal Plenário, acusada de imoralidade e ofensa ao “pudor geral”, à “decência”, à “moralidade pública” e aos “bons costumes”.

Jorge Silva Melo, Lia Gama, Maria João Luís e Catarina Wallenstein, entre outros atores, vão estar na Casa Sommer para dizer “Em Voz Alta” a poesia de autores como Camões, Sophia de Melo Breyner, Natália Correia, Mário Cesariny ou Carlos de Oliveira.

As sessões de Em Voz Alta, os nossos Poetas surgem de uma parceria entre a Fundação Dom Luís I, a Câmara Municipal de Cascais e o grupo de teatro Artistas Unidos. A entrada é gratuita nas sessões que decorrem mensalmente, entre janeiro e dezembro de 2019.

Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação Dom Luís I, salienta: “A Fundação recebe com grande satisfação mais um ano da iniciativa Em Voz Alta, os nossos Poetas. Em 2018, a obra de autores nacionais chegou a vários públicos graças a este projeto dos Artistas Unidos, que se revelou um verdadeiro êxito. Em 2019, apostamos num formato renovado, para que a Poesia portuguesa esteja mais viva do que nunca, agradecendo, desde já, a parceria dos Artistas Unidos e a sua aposta no público do Bairro dos Museus.”

Jorge Silva Melo, diretor artístico dos Artistas Unidos, realça a importância de a poesia ser dita em voz alta: “Eu gosto de ler em voz alta, eu gosto de ouvir poesia lida pelos atores, elegíaca, irónica, sarcástica, magoada, nostálgica, determinada, voz clara na noite, voz obscura ao contrário do dia. Gosto de poesia, de ver gente, sentir gente à volta das palavras suspensas do poeta.”

Saiba mais sobre “Em Voz Alta, os nossos Poetas” no site da Fundação D. Luís I.

Em Voz Alta, os nossos Poetas
Casa Sommer | Janeiro a Dezembro 2019 | 18h30

19.01
Poesia Erótica Portuguesa ( antologia de Natália Correia) por Manuel Wiborg e Luís Lucas