Embaixador de Cabo Verde recebido em Cascais

Cascais desenvolve intensa acção de cooperação com Cabo Verde.

O embaixador da República de Cabo Verde, Eurico Monteiro, foi recebido hoje no salão nobre dos Paços do Concelho de Cascais pelo Presidente da Câmara, Carlos Carreiras, com quem trocou impressões sobre as fortes relações entre aquele país africano de língua oficial portuguesa e esta autarquia.

Cascais apoia tradicionalmente diversas atividades de cooperação bilateral e instituições de solidariedade em Cabo Verde.

Recentemente, Cascais posicionou-se, novamente, no centro da diplomacia económica durante a primeira edição do “Cabo Verde Development Fórum”, que contou com a presença do Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, entre outras individualidades daquele país. Na sessão de abertura estiveram igualmente presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Debater modelos e oportunidades de investimento em Cabo Verde foi o principal objetivo deste Fórum que contou com cerca de 80 participantes onde se destacaram membros de governo de países terceiros, embaixadores e representantes das maiores empresas portuguesas ou sediadas em Portugal.

“Cascais é um ótimo local para se realizar este encontro entre dois países irmãos que querem construir em conjunto o seu futuro”, disse, na ocasião o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

“Este é um dos concelhos que acolhe a maior diversidade de nacionalidades e que o faz de uma forma muito positiva, não só quem visita Portugal mas, quem quer vir viver e investir no nosso país”, sublinhou.

Carlos Carreiras sublinhou também na sessão de abertura desse encontro o papel de Cascais no que diz respeito ao diálogo com os países da Lusofonia: “ Temos muito que dar, mas também que receber para que as nossas comunidades tenham uma perspetiva de desenvolvimento sustentável”. O autarca destacou, também, a comunidade Cabo Verdiana que escolheu Cascais para viver e desenvolver os seus projetos de vida e que “tanto tem contribuído para o desenvolvimento do concelho”. S.R.S.