Empregabilidade inclusiva. Boas práticas em Cascais apresentadas ao público

“Quero agradecer a todos vós, olhos nos olhos, por terem acreditado em nós, e acima de tudo por terem servido de exemplo inspirador para todos os que estão lá fora”, disse Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, no final do encontro da Empregabilidade de Jovens com necessidades especiais.

Decorreu hoje no Centro Cultural de Cascais, um encontro aberto ao público onde houve partilha de boas práticas na empregabilidade de jovens com necessidades especiais, e onde se valorizaram o envolvimento das famílias, tutores e empresas cooperantes e inclusivas.

Um debate rico em experiências e vivências de quem vive esta experiência na primeira pessoa; jovens participantes, pais, tutores de postos de trabalho e representantes da divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais.

Nuno Piteira Lopes, perante os presentes que enchiam o auditório do Centro Cultural de Cascais, assumiu um compromisso:” A Câmara Municipal de Cascais assume o compromisso de renovação e reforço destes programas. A autarquia irá continuar a apostar nestes programas, e está disponível já a partir do próximo ano a reforçar os meios para tal”.

A apresentação deste encontro coube a Filipa Castro Henriques, diretora do departamento da Promoção do Talento. Desde “do início do programa de Empregabilidade de Jovens com necessidades especiais, em 2015, até 2018 já passaram por nós 64 jovens do concelho”, salientou a responsável pelo departamento.

“Como Divisão de Promoção de Talento, nós queremos que Cascais seja o melhor sítio para o talento morar, um dia, uma semana ou a vida inteira. Mas para isso queremos criar todas as oportunidades para que ninguém se sinta excluído e por isso acreditamos e trabalhamos todos os dias para que o talento se revele em cada um de nós. Porque todos sem exceção temos um talento”, salientou Filipa Castro Henriques.

No final do encontro, houve entrega de certificados aos jovens participantes orgulhosos do trabalho realizado no percurso pelos programas da empregabilidade inclusiva da Câmara Municipal de Cascais; às famílias, pelo envolvimento no projeto “Tempo das Famílias” e aos tutores pela dedicação nos seus postos de trabalho.

Este programa criado em 2015, em resposta à procura de jovens adultos com deficiência ou outras condições específicas, e ao encaminhamento de várias entidades do concelho, tornou-se possível criar uma via inclusiva de trabalho de competências de empregabilidade em posto de trabalho, pela qual já passaram cerca de 64 jovens nestas condições. Em Cascais neste momento existem 18 empresas, 17 outras organizações, 14 serviços da CMC e 16 entidades de especialidade que aderiram ao programa. AQ