CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Empregar para Incluir", um Mundo com menos discriminação

Fórum de partilha sobre empregabilidade de pessoas com deficiência.

O hotel Pestana, em Cascais, juntou, esta sexta-feira, empresários, instituições e profissionais que diariamente apoiam pessoas com deficiência integrando-as no mercado de trabalho. Este Fórum “Empregar para Incluir” é organizado pela CERCICA.

Numa manhã de partilha e reflexão sobre os benefícios à contratação de pessoas com deficiência e empresas inclusivas, para as quais a CERCICA contribui como um recurso para os empregadores, muitos foram os testemunhos de casos reais empenhados em reduzir o desemprego de pessoas com incapacidades.

Pedro Alarcão, Presidente da Direção da CERCICA, afirma que “diversas empresas do concelho têm proporcionado a realização de estágios profissionais aos formandos da CERCICA e, nesse contexto, já se conseguiram mais de 750 estágios. Nos últimos seis anos, o rácio de estagiários que ficaram a trabalhar nas empresas que os acolheram é de 20 por cento, levando-nos a concluir que o grau de satisfação dos empresários é muito positivo”.

Neste sentido, o Centro de Emprego de Cascais promove orientação profissional, formação profissional em áreas tão diferentes como jardinagem, hotelaria, e outras, apoio à colocação e acompanhamento pós-colocação no mercado de trabalho. Anualmente, cerca de 80 pessoas com deficiência fazem formação profissional para que mais tarde possam integrar estágios, que proporcionem às empresas conhecer e ganhar confiança nestes trabalhadores, e finalmente empregá-los. Um fator visto como facilitador de emprego, mais do que as entrevistas que não se verificam eficazes.

“Precisamos do contributo e da divulgação destas medidas para as empresas conhecerem e estarem abertas a novas ideias e não pensarem que isto é um bicho de sete-cabeças, pelo contrário, a integração de pessoas com deficiência pode contribuir para a motivação dos restantes colaboradores”, revela Cristina Figueiredo, Coordenadora do Centro de Recursos do Centro de Emprego de Cascais, acrescentando que nos últimos tempos as empresas têm-se mostrado mais abertas a estas realidades, devido a um trabalho de anos levado a cabo por diversas entidades.

Já Marta Castelão, Project Manager Pestana Planet Guest – grupo parceiro desta iniciativa – vincou que o Hotel Pestana em Cascais acolhe atualmente duas estagiárias da CERCICA “porque acredita que a inclusão social quando adaptada à empresa se pode tornar numa vantagem competitiva para atender às necessidades cada vez mais diversificadas dos clientes e proporcionar um ambiente de trabalho mais diversificado e assim mais estimulante e produtivo”.

Carlos Carreiras encerrou a sessão de abertura do Fórum afirmando que, “mesmo aquele cidadão que à partida apresentava um conjunto de dificuldades para ultrapassar certos obstáculos, tem talento, tem capacidade de contribuir para construir, mais do que isso é um elemento inspirador”, conclui.SJ

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0