Encerramento dos programas de Voluntariado de Verão 2018

Jovens festejaram na cerimónia de encerramento dos Programas de Ocupação de Tempos Livres e Voluntariado de Verão.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, presidiu no sábado, 22 de setembro, à cerimónia de encerramento de mais uma edição dos programas de Voluntariado de Verão Cascais Jovem, no Forte de St. António da Barra, em S. João do Estoril. A  cerimónia contou também com a presença da Comissária da Capital Europeia da Juventude 2018, Catarina Marques Vieira.

Ao longo do meses do verão, cerca de 2000 jovens totalizaram 240.937 horas de voluntariado nos programas "Maré Viva", "Natura Observa", "Cultura Social", "Locals", "Cultura no Bairro" e "Férias na Desportiva".

A edição de 2018 dos Programas de Voluntariado e Tempos Livres de Verão revela um aumento significativo de jovens participantes e de horas de voluntariado realizadas em relação às anteriores edições.

Nuno  Piteira Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Cascais sublinhou o sucesso da edição de 2018: “Correu muito bem, mais uma vez conseguimos ultrapassar o número de inscritos do ano anterior o que significa que os programas estão a ter a função para o qual foram criados, que é conseguir captar os jovens de Cascais essencialmente nas férias de verão porque preferimos  que os jovens estejam junto de nós a fazer este tipo de programas do que em casa sem nada para fazer.”

O Vereador adiantou ainda que ver este jovens a crescer lhe traz “um sentimento de gratificação, fico grato por conseguir ver os jovens no final destes programas a adquirirem espíritos de equipa, disciplina e a descobrirem a capacidade de liderança que muitos não sabiam que tinham até participarem neste tipo de programas. Além disso, a capacidade de os jovens poderem usufruir de vários tipos de programas dá-lhes a possibilidade de experimentarem várias atividades diferentes e descobrirem o que os motiva mais, também é uma oportunidade de terem uma primeira experiência no mercado de trabalho. São estas as ferramentas que queremos dar a estes jovens e, julgamos nós, que tem sido um sucesso a aposta que este executivo, e em especial o Presidente da Câmara tem feito na juventude.”

Leonor Rebelo tem 15 anos e foi uma das participantes do Programa Cultura Social. A jovem Cascalense esteve a fazer voluntariado num lar do Bairro da Cruz Vermelha e adiantou que esta foi uma experiência marcante:

“Vou continuar a fazer voluntariado no lar, o que me marcou mais foram os idosos e toda aquela experiência e emoção que eles me transmitiram. Poder trazer um sorriso a pessoas que, na minha opinião, sorriem pouco por estarem ali sem terem os familiares tão perto  deles.”

Nuno Piteira Lopes fez ainda uma antevisão do que se espera para a edição dos Programas de Voluntariado e de Ocupação de tempos Livres do próximo verão: “No próximo ano esperamos poder continuar a crescer, poder continuar a ter cada vez mais jovens a participar nos nossos programas e poder alargar o número de vagas para cada um destes programas.”

Mais informações e inscrições em cascaisjovem.pt

Facebook e Instagram Cascais Jovem – www.facebook.com/cascaisjovem | instagram.com/cascaisjovem