Encontro de tutores de bairro em Alcabideche

Cascais está a realizar encontros de “tutores de bairro” em todas as freguesias. Depois de São Domingos de Rana, no sábado, 11 de fevereiro, a autarquia reuniu com estes munícipes em Alcabideche, para uma sessão de perguntas e respostas sobre a vida nos bairros desta freguesia.

Alice Santos é “tutora de bairro” já vai para mais de dois anos. E assim quer continuar por muito mais tempo. “Se vejo que algo pode ser melhorado no meu bairro, comunico de imediato à Cascais Ambiente”, refere. Por exemplo, “caixotes do lixo sem fixadores, ecopontos que possam estar em falta ou uma passadeira mal identificada. E a resposta é rápida”, relata orgulhosa da sua missão. Foi ao encontro de Alcabideche também “porque é uma oportunidade de conhecer outros tutores da mesma freguesia”.

Na sessão, que contou com o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, a responder a dúvidas e a situações denunciadas pelos tutores, foram abordadas questões sobre espaços verdes, dejetos de cães ou limpeza de ruas, situações que vão agora seguir os devidos procedimentos para que sejam resolvidas.

“Os tutores de bairro são fundamentais para quem está a dirigir uma empresa como a Cascais Ambiente possa aperceber-se de muitas situações no dia a dia. Sem a colaboração dos tutores não seria possível a Cascais Ambiente atuar em tão curto espaço de tempo e com tanta celeridade”, destaca Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara de Cascais e administrador da Cascais Ambiente. “São munícipes que, de uma forma voluntária, dão um pouco de si a favor do seu bairro, da sua rua, da sua freguesia ou do seu concelho e que nos ajudam a manter Cascais limpo e seguro”, conclui Nuno Piteira Lopes.

Através da aplicação FixCascais, email ou telefone, os “tutores de bairro” comunicam com a Cascais Ambiente para dar conta de situações relacionadas com limpeza de espaços verdes e de resíduos, cortes de jardins, monstros, parques infantis, passeios ou iluminação pública.

Atualmente, 95 por cento do território de Cascais é coberto por “tutores de bairro”, mais do dobro da área registada (40%) em 2009, ano em que arrancou este programa.

Os tutores são agora 204, cerca de quatro vezes mais dos 54 existentes em 2009.

Saiba mais sobre o programa Tutor do Bairro.