Encontro de Tutores do Bairro de Carcavelos e Parede

Os “Tutores do Bairro” da União de Freguesias de Carcavelos-Parede reuniram-se este sábado, 8 de abril, com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e com o vereador Nuno Piteira Lopes. São encontros que a autarquia está a proporcionar em todas as freguesias do concelho, para saber o que pode melhorar em cada bairro do concelho.

Com sala cheia, na Quinta dos Gafanhotos, em Carcavelos, o vereador Nuno Piteira Lopes apresentou os resultados do programa “Tutores do Bairro” desde que surgiu há oito anos, as obras em curso e as de futuro.

Limpeza urbana, manutenção e criação de espaços verdes e de recreio, estacionamento, recolha de resíduos urbanos ou a limpeza de praias foram algumas das apostas da autarquia para o aumento da qualidade de vida dos munícipes de cada bairro. No total, 98 por cento dos pedidos dos “Tutores do Bairro” foram já executados pela Câmara.

Entre outros projetos, as próximas intervenções serão ao nível do aumento do número de parcelas de hortas comunitárias, melhoramento dos espaços verdes e de recreio e a requalificação de parques infantis.

Em Carcavelos e na Parede, este programa começou em 2009 com nove “Tutores do Bairro”. Atualmente são já 41, o que corresponde a um tutor por cada 1100 habitantes. Nos próximos dois anos, “o objetivo é existirem 60 tutores, o que significa um tutor para cada 750 habitantes”, adianta Nuno Piteira Lopes.

Iremos continuar a insistir neste programa de 'Tutores do Bairro' porque consideramos que esta é uma forma célere e eficaz de os problemas em cada rua, em cada bairro, chegarem mais rápido à Cascais Ambiente ou à Câmara Municipal”, salienta Nuno Piteira Lopes.

Cascais está a reunir com os “Tutores do Bairro” de todas as freguesias. Depois de São Domingos de Rana e Alcabideche, este sábado foram os tutores de Carcavelos e Parede que esclareceram dúvidas junto do presidente da Câmara, Carlos Carreiras, que respondeu a cada pergunta, esclarecendo a forma mais rápida da resolução de problemas.

Nuno Piteira Lopes reforça que esta é uma política de proximidade, de cidadania e de participação ativa”, acrescentando que “é necessário envolver a população no dia a dia na vida da autarquia. E é isso que temos feito através de variados programas, entre os quais o Orçamento Participativo e estes programas de Tutor do Bairro, Tutor da Escola, Tutor da Praia”, conclui o vereador da Câmara de Cascais.

Atualmente, 95 por cento do território de Cascais é coberto por “Tutores do Bairro”, mais do dobro da área registada (40%) em 2009, ano em que arrancou este programa.

Em todo o concelho, os tutores são agora 207, cerca de quatro vezes mais dos 54 existentes em 2009.

Saiba mais sobre o programa Tutor do Bairro e inscrições.