Época Balnear alargada a toda a costa de Cascais

Será já amanhã, dia 1 de maio, que Cascais abre a sua época balnear, este ano, pela primeira vez, estendendo esse período alargado (de 1 de maio a 15 de outubro) a todas as praias.

Uma abertura que será oficialmente assinalada na Praia de Carcavelos, a partir das 11horas da manhã, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, da vereadora Joana Balsemão e do comandante da Capitania, capitão Rui Pereira Terra.

Para esta época balnear alargada a todas as praias do concelho, à exceção das praias de Bafureira e Abano, que mantêm a sua época balnear de 1 de junho a 30 de setembro, a autarquia recuperou as rampas de acesso à praia de Carcavelos e já iniciou a construção das rampas de acesso à Piscina Oceânica do Tamariz, proporcionando, quer num caso quer no outro, o acesso fácil a pessoas com mobilidade reduzida. Procedeu ainda a obras de reparação nos vários locais afetados pelas intempéries do rigoroso inverno deste ano.

E, com a época balnear a decorrer, arranca também todo um programa de animação cultural e sensibilização ambiental associados a este período.

A partir de amanha, por exemplo, poderá visitar a exposição temporária, “Mar de Cascais: dois patrimónios, cultural e natural”, dedicada ao património cultural subaquático, e que estará patente entre a piscina Alberto Romano e praia das Moitas.

Num ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, algumas dessas atividades também se destinam à sensibilização dos jovens em matérias tão diversas como a ciência e a saúde.

Durante as manhãs dos meses de junho e julho, por exemplo, vão desenrolar-se atividades de sensibilização no areal para o público infantil, sobre alimentação saudável, promoção da leitura, astronomia, sismos e poluição marinha e não vão faltar espetáculos de música ao vivo (Sunsets).

As artes voltam a invadir o Paredão de Cascais, de Maio a Setembro deste ano. Na Praia da Poça, no Estoril, estará de regresso o chamado “Paredão d’Artes” uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que reúne artistas do concelho e instituições de solidariedade social para mostrar e desenvolver obras de cerâmica, cartonagem, pintura e outras disciplinas. Os artistas irão trabalhar em ateliês ao vivo e o público será chamado a participar.
De regresso estará também a Noite das Estrelas, uma iniciativa de sensibilização ambiental que decorre entre as 22h00 e as 2h00, período durante o qual as luzes da Praia da Azarujinha são apagadas como uma forma simbólica de alertar a população para os efeitos nocivos da poluição luminosa. Esta ação de sensibilização ambiental é complementada com uma observação do céu noturno com recurso a telescópios, numa iniciativa que conta com a colaboração do NUCLIO que realizará palestras.

Água de qualidade e praia em segurança

A qualidade das águas balneares das quinze praias é apanágio da costa cascalense e, refira-se a propósito que, por ano, são realizadas cerca de 630 análises à qualidade das águas entre abril e outubro, e são gastos cerca de 1 milhão de euros na limpeza e manutenção das praias.

Segundo resultados de 2017, 13 destas praias apresentaram qualidade excelente e duas, a da Rainha e a da Duquesa, com qualidade boa. Esta qualidade resulta do facto de a autarquia proceder a análises semanais de controlo de qualidade das águas balneares, controlo esse que soma às análises mensais efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Paralelamente e, ao longo do ano, é feito o controlo e monitorização das ribeiras e sistemas de drenagem pluvial num trabalho de parceria entre autarquia, Proteção Civil, ADTA, Aguas de Cascais e APA.
No plano da segurança a autarquia suporta 50% das despesas e, este ano, esperam-se 56 Nadadores Salvadores para as áreas concessionadas dos quais 23 serão suportados pela autarquia. A Câmara Municipal de Cascais procedeu ainda à contratação de 5 Nadadores Salvadores para as praias não concessionadas. Para reforço dos equipamentos de monitorização da costa e de salvamento, durante a cerimónia de abertura da época balnear serão entregues à capitania uma viatura hillux e uma mota de água, para reforço da segurança nas praias de Cascais.