A Escola Inclusiva em debate em Congresso Internacional em Cascais

Escola Inclusiva esteve em destaque, em Cascais, no Congresso Internacional Escola Inclusiva - Educar e Formar para a Vida Independente. A iniciativa decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, durante o dia de sábado, 3 de dezembro.
Na sessão de abertura do evento, Frederico Pinho de Almeida destacou o trabalho conjunto que os Agrupamentos de Escolas, as IPSS e a Câmara Municipal de Cascais, têm desenvolvido no concelho, no que respeita à integração e inclusão de jovens com deficiência nos estabelecimentos de ensino. O vereador da Câmara de Cascais afirmou que: "Em conjunto temos feito a diferença. Neste momento temos em funcionamento no Concelho de Cascais, 15 Unidades de Ensino Estruturado / Unidades de Apoio à Multideficiência".
Este congresso destinou-se a professores e outros agentes educativos, com o objetivo de fomentar a inclusão dos alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) de carácter permanente (e que se encontrem nos 3 anos anteriores à idade limite da escolaridade obrigatória) através do desenvolvimento, aplicação e avaliação de um modelo de formação contínua de professores que potencie a educação e formação para a vida independente.

Assim, será criado um modelo de formação para professores, com especial destaque para os diretores de turma, desenvolvido em colaboração com 25 professores do Concelho de Cascais na modalidade de “oficina de formação” acreditada.

No programa do Congresso estiveram em foco diferentes abordagens e contributos. Destaque para a presença de Gorden L. Potter. Director of Inclusive Education Canada que falou sobre a importância de criação de ambientes que maximizem o potencial de cada jovem nas nossas sociedades de forma a receberem uma educação de alta qualidade, juntamente com seus pares em escolas locais que servem toda a comunidade de aprendizagem.

A organização do congresso resultou de uma candidatura ganha pela CERCICA ao programa de Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que presta particular atenção às crianças e jovens com necessidades educativas especiais, apoiando atividades e ações destinadas a promover a educação, designadamente no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social destas crianças e jovens.

A candidatura apresenta como entidades parceiras a autarquia e o Centro de Formação de Escola de Cascais.